Voltar

TCU promove workshop digital sobre saneamento com a Funasa e outros órgãos

TCU promove workshop digital sobre saneamento com a Funasa e outros órgãos

Consultoria apresenta dados colhidos em 2018 com recomendações de indicadores de desempenho e benchmarks e sobre planejamento estratégico, governança, gestão de riscos e controles internos
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 28 Abr 2020 13:18:36 -0300

Última modificação: Qua, 06 Mai 2020 09:21:25 -0300

Presidente Márcio Cavalcante se reúne com servidores da Funasa e representantes de outros órgãos em apresentação do TCU

Foto: Marcos Almeida

Entre os dias 22 e 23 de abril, foi realizado o Workshop Digital sobre saneamento envolvendo a atuação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A exposição foi feita pela consultoria Incibra, contratada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), no âmbito do Projeto: "Fortalecimento do controle externo na área ambiental", desenvolvido junto ao Tribunal de Contas da União (TCU).

O evento contou com a participação de técnicos do Ministério da Saúde, Ministério da Economia, Agência Nacional de Águas (ANA), Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e Casa Civil.

Foram apresentados dois relatórios de monitoramento: Consultoria 1, datado de jun/2018, e Consultoria 2, datado de set/2018.

No primeiro dia, a Consultoria 1 apresentou as recomendações para a Funasa de indicadores de desempenho e benchmarks em saneamento ambiental em municípios com menos de 50 mil habitantes. "O professor Rui Cunha Marques, de Portugal, contratado pela GIZ, estudou a Funasa e propôs a adoção de 62 indicadores. A Fundação realizou oficinas com a participação das Superintendências e algumas instituições convidadas, para análise dos indicadores relacionados", disse Elizabeth Manes, assessora técnica da Presidência da Funasa.

No segundo dia, a Consultoria 2 apresentou sobre planejamento estratégico, governança, gestão de riscos e controles internos necessários as instituições de saneamento.