Voltar

Técnicos acompanham ações executadas pela Funasa em Francisco Sá/MG

Técnicos acompanham ações executadas pela Funasa em Francisco Sá/MG

Inspeção realizada por servidores da fundação no município mineiro averiguou a instalação de SALTA-z e o andamento de obras de MHCDC em uma comunidade quilombola
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qua, 28 Jul 2021 16:20:41 -0300

Última modificação: Qua, 28 Jul 2021 16:22:37 -0300

Superintendente Edicleusa cumprimentando morador da localidade

Foto: Prefeitura de Francisco Sá

No dia 14 de julho, representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o prefeito Mário Osvaldo visitaram o município de Francisco Sá para acompanhar o funcionamento das ações executadas pela Funasa na região. Na ocasião, a superintendente estadual da Funasa em Minas Gerais, Edicleusa Veloso; o chefe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), Jaime Costa; e o chefe do Setor Desconcentrado de Engenharia de Saúde Pública e Ambiental em Montes Claros (Sodea), Geraldo Adenilson, inspecionaram a Solução Alternativa Simplificada de Tratamento de Água com Zeólita (SALTA-z), implantada na comunidade quilombola de Poções, e as habitações que serão contempladas pelo programa Melhorias Habitacionais para Controle da Doença de Chagas (MHCDC).

Durante a inspeção também foram averiguadas as áreas onde 11 habitações serão revitalizadas, provenientes do Convênio (CV) nº 1648/17, que disponibilizou recursos de R$ 500 mil, dividido em três parcelas. Para os próximos meses, está prevista uma visita técnica da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp) para liberação da última prestação.

Para Jaime, que também é coordenador do projeto SALTA-z, é satisfatória a sensação de melhorar a qualidade de vida da população com ações que previnam doenças. "É gratificante constatar, pessoalmente, a melhoria da saúde e da qualidade de vida dessas comunidades. Por meio dessas ações de saneamento, disponibilizamos água tratada e, também, prevenimos as doenças transmitidas por vetores. É a Funasa cumprindo a sua missão institucional", disse.

A moradora de Poços, Cléia Fabiana, que foi atendida com as ações da Funasa, ficou tão feliz que não conseguiu esboçar nenhuma reação. "Não tenho palavras para agradecer. Sou muito grata a Deus e a esses programas da Funasa, que nos beneficiou e trouxe mais dignidade para nós", disse.