Voltar

UEPB e Funasa discutem possibilidade de parceria para implantação de Centro de Referência em Saúde Ambiental

UEPB e Funasa discutem possibilidade de parceria para implantação de Centro de Referência em Saúde Ambiental

Por Coordenação de Comunicação Social

Publicação: Sex, 18 Out 2019 16:04:52 -0300

Última modificação: Sex, 18 Out 2019 16:36:02 -0300

Representantes da Funasa e UEPB se reúnem para dicutir parceria visando implantação de um Centro de Referência em Saúde Ambiental. 

 

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) iniciaram discussões para a formalização de parceria voltada a implantação de um Centro de Referência em Saúde Ambiental do órgão federal na Universidade. O assunto foi pauta de reunião entre o reitor Rangel Junior e a superintendente da Funasa na Paraíba, Virgínia Veloso Borges, na tarde da última quarta-feira (17), no Gabinete da Reitoria, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

Conforme discutido entre as instituições, a ideia é que, a partir da instalação do Centro de Referência, sejam desenvolvidas pesquisas na área de Saúde Ambiental voltadas à qualidade da água, tratamento de esgoto e resíduos sólidos, bem como estabelecidas iniciativas que auxiliem a Funasa no que diz respeito à capacitação dos municípios para o gerenciamento de ações nessas áreas.

Os recursos para a execução dessa parceria seriam oriundos de emenda parlamentar individual da senadora Daniella Ribeiro, que foi quem articulou a aproximação da Funasa com a UEPB. Como parte desse projeto, a ideia também é garantir que, com os recursos da emenda parlamentar, seja possível concluir as obras do Complexo de Laboratórios do Centro de Ciências e Tecnologia da (CCT) Instituição, obra realizada pela atual gestão, com sua primeira etapa já inaugurada, mas que não dispõe de recursos para a construção da segunda etapa, com dois pavimentos que abrigarão laboratórios de todos os cursos do CCT e contribuirão ainda mais para o desenvolvimento de pesquisas diversas e iniciativas voltadas à Saúde Ambiental.

Para a superintendente da Funasa na Paraíba, Virgínia Veloso, a reunião foi bastante positiva por sinalizar uma oportunidade concreta para a implantação do Centro de Referência que, uma vez em funcionamento, trará diversos benefícios para a população em geral que será assistida com pesquisas e ações capazes de promover mudanças positivamente significativas no tocante à Saúde Ambiental.

O reitor Rangel Junior considerou importante essa aproximação entre a Universidade Estadual e a Funasa, por indicar que muito pode ser feito pelas instituições em prol da população, já que cada vez mais se faz necessário executar ações que solucionem problemas ambientais e, assim, garantam uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

Também participaram da reunião a professora Weruska Brasileiro; o professor Cidoval Morais, pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB; a diretora do Centro de Ciências e Tecnologia da Instituição, professora Isabelle Dias; o diretor adjunto do CCT, professor Gustavo Henriques; a chefe do serviço de Saúde Ambiental da Funasa, Roseane Batista; as assessoras técnicas da Funasa, Michelle Rodrigues e Sivia Silva de Melo; e o vereador Lucas Ribeiro.

Texto e fotos: Tatiana Brandão.

Fonte: http://www.uepb.edu.br/uepb-e-funasa-discutem-possibilidade-de-parceria-para-implantacao-de-centro-de-referencia-em-saude-ambiental/