Voltar

UMTA inicia operações e Funasa fornece água potável em São Sebastião/SP

UMTA inicia operações e Funasa fornece água potável em São Sebastião/SP

Equipamento trata até 12 mil litros de água por hora e abastecerá caminhões-pipa que levam água às comunidades mais atingidas pela chuva
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sex, 03 Mar 2023 11:19:27 -0300

Última modificação: Sex, 03 Mar 2023 11:20:03 -0300

Técnicos da Funasa analisam as amostras de água tratadas pela Unidade Móvel de Tratamento de Água (UMTA), que foi instalada em São Sebastião/SP. O equipamento é o mesmo utilizado no desastre ocorrido na Bahia, no ano passado.

Foto: Lucca Decia/Funasa

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) iniciou, na tarde desta quinta-feira (2/3), a operação de sua Unidade Móvel de Tratamento de Água (UMTA) para atender as comunidades afetadas pelas fortes chuvas em São Sebastião/SP. O equipamento permanecerá na cidade até o fim da missão para purificar a água da localidade e abastecer os caminhões-pipa que levam água potável à população vulnerável.

Em seu primeiro dia de funcionamento, a Funasa já purificou cerca de 36 mil litros de água, que foram destinados às comunidades como a Vila do Sahy, Barra do Sahy, Camburi, Boiçucanga, dentre outras.

De acordo com o técnico da Superintendência Estadual da Funasa em Pernambuco (Suest/PE) e operador da UMTA nesta missão, Ozildo Arruda, com o suporte da Funasa será possível abastecer as comunidades e reduzir os riscos de contaminação a saúde pública de forma mais ágil. "Já operamos esse equipamento na enchente de Itamaraju/BA e, se trabalharmos de forma ininterrupta, conseguimos abastecer cerca de sete caminhões-pipa por dia. Agora mesmo já temos 12 mil litros de água tratada e estamos apenas aguardando a chegada do caminhão-pipa", explicou.

Para o morador da Vila Sahy, Roque Bombana, de 53 anos, receber água potável em casa traz uma sensação de alívio, pois dependem de caminhões-pipa para terem acesso ao recurso hídrico. "Esse é o primeiro abastecimento que temos desde a primeira chuva. Estávamos preocupados, usando só a água da cachoeira, mas agora temos um pouco mais de segurança", destacou.

Deslocamento do equipamento

A Unidade Móvel de Tratamento de Água, que foi deslocada da Suest/BA, chegou em São Sebastião no dia 27/2 e, a partir desta data, os técnicos iniciaram uma corrida contra o tempo para fornecer água potável à população. Apesar dos percalços enfrentados, devido às chuvas e aos deslizamentos de terra, foi possível o transporte do equipamento até a região de Camburi com segurança.

Então, depois terem feito o reconhecimento do local e toda limpeza e higienização necessária, os membros da Funasa trabalharam, até mesmo sob chuva, para que a preparação da UMTA e a montagem dos reservatórios fossem um sucesso e funcionassem sem interrupções. "A chegada desse equipamento foi muito importante para nós. Assim, conseguimos abastecer as comunidades com água potável e cuidar de nosso bem mais precioso, que é a população", disse o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto.

Coletas e análises

Após o tratamento da água, os técnicos da fundação realizaram novas coletas e análises para inspecionar a qualidade da água produzida pela UMTA. Nos resultados, foi constatado que os parâmetros de turbidez, ph e cor estavam de acordo com a portaria de potabilidade do Ministério da Saúde (MS). Além disso, também foram verificadas a inexistência de Escherichia Coli (E.Coli) e Coliformes Totais (C Total) por meio de análises bacteriológicas.

 

UMTA da Funasa em São Sebastião/SP