Voltar

VI Encontro do 1° Ciclo: Técnica permite maior rapidez na detecção de microrganismos

VI Encontro do 1° Ciclo: Técnica permite maior rapidez na detecção de microrganismos

Debate virtual abordou resultados de pesquisas realizadas por meio de parceria entre a Funasa e a UFV e avaliou possibilidades de aplicabilidade
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 27 Set 2021 17:58:55 -0300

Última modificação: Seg, 27 Set 2021 18:03:11 -0300

Representantes da Copae durante encontro do 1º ciclo

Foto: Milena Castro/Funasa

Na última terça-feira (21/9), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio do Departamento de Saúde Ambiental (Desam), realizou o sexto encontro do 1º Ciclo de Apresentação de Pesquisas Apoiadas pela Funasa. O evento teve como objetivo expor e debater os resultados do projeto de pesquisa "Substratos vítreos ativos com filmes metálicos nanoestruturados para detecção de bactérias por SERS", junto ao corpo técnico da instituição. O responsável pela exposição foi o professor Dr. Sukarno Olavo Ferreira, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

A palestra teve como mediador o coordenador de Projetos, Pesquisas e Ações Estratégicas em Saúde Ambiental (Copae), Marcelo Lelis, e contou com a participação da diretora do Desam, Deborah Roberto, e diversos servidores e convidados.

O projeto de pesquisa é o desdobramento do Termo de Execução Descentralizada (TED) n° 09/2014, e teve como principal motivação otimizar e tornar o processo de detecção de microorganismos e poluentes presentes na água mais rápido por meio da fabricação e caracterização de substratos nanoestruturados que permitam a utilização do Espalhamento Raman Aumentado por Efeito de Superfície (SRES). "A técnica permite uma quantificação mais rápida em uma quantidade baixa de água", explicou Sukarno.

O professor explicou de forma geral como essa técnica foi utilizada na pesquisa, amparada no espelhamento inelástico de luz. Além disso, também ressaltou os resultados do experimento, em que foram desenvolvidas metodologias para produção de matrizes amorfas de alta qualidade e estabilidade, o controle da densidade e tamanho das nanoestruturas através de recozimento, os fatores de amplificação de sinal, a possibilidade de amplificação em faixas específicas de interesse e o tempo de medida para obtenção de um espectro.

Ainda, a pesquisa possibilitou um projeto paralelo, a construção de um protótipo de medidor de turbidez, que é um dos parâmetros de qualidade para avaliação das características físicas da água bruta e da água tratada por meio de um feixe de luz, conferindo a aparência turva.

Aplicabilidade

Segundo Olavo, colocar em prática esse tipo de pesquisa leva tempo, mas, com a realização de alguns passos, pode ser possível. "O próximo passo seria a resolução de um espectro de padrões para aplicação do estudo. Identificá-los não seria tão difícil, mas quantificá-los demoraria. Sendo assim, o maior gargalo e dificuldade seria a criação de um campo de dados, que é necessário para a análise dos microrganismos", disse.

Para a Funasa, a difusão de pesquisas como essa são ferramentas poderosas para otimizar a universalização do saneamento e aceso a água de qualidade. "Trabalhamos em regiões que não dispõe de laboratórios próximos para análise de amostras de água. Assim, estudos como esse podem contribuir para acelerar o desenvolvimento de novas metodologias, técnicas e equipamentos para análise, que teriam boa aplicabilidade no âmbito da fundação", pontuou Marcelo Lelis.