Voltar

Vice-governador do Amazonas busca apoio da Funasa para melhorar acesso da população à água potável

Vice-governador do Amazonas busca apoio da Funasa para melhorar acesso da população à água potável

Devido ao período de enchentes alguns municípios entraram em estado de emergência. Com o uso do filtro SALTA-z, desenvolvido pela Funasa, é possível melhorar a qualidade da água
Por Coordenação de Comunicação Social

Publicação: Qua, 19 Jun 2019 14:24:54 -0300

Última modificação: Qua, 19 Jun 2019 15:30:22 -0300

A ampliação da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (SALTA-z) no Amazonas foi uma das pautas da audiência do Vice-Governador, Carlos Almeida Filho e do presidente da Assembleia Legislativa, Josué Neto com o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ronaldo Nogueira. O encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira (19/06) na sede da Fundação em Brasília.

A principal função da tecnologia é transformar água que está imprópria para o consumo humano em potável. Hoje a SALTA-z está presente em 43 municípios dos 62 que formam o estado do Amazonas.

Recentemente o estado recebeu 179 purificadores de água e que também estão contribuindo com os municípios em estado de emergência devido as cheias dos rios. Cerca de 7.700 famílias devem ser beneficiadas.

O presidente da Funasa disse que em breve deve ir ao Amazonas conferir os avanços que as ações da Fundação têm proporcionado no tratamento da água dessas comunidades. "É muito importante poder contribuir com as necessidades vitais de tantas comunidades do Amazonas. Através dessa tecnologia fornecemos não só água para consumo, mas também resolvemos questões de saúde pública e diminuímos também, o tempo que as pessoas gastam para buscar água potável as vezes em locais distantes", contou Ronaldo.