Apoio ao Controle de Qualidade da Água para Consumo Humano para Prevenção e Controle de Doenças e Agravos

Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sáb, 26 Mar 2022 11:05:13 -0300

Última modificação: Qui, 02 Mar 2023 17:10:29 -0300

Nome da Ação: Apoio ao Controle e à Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano para Prevenção e Controle de Doenças e Agravos.

Funcional Programática:  20.36211.10.512.2222.20AF

Unidade Responsável: Departamento de Saúde Ambiental (Desam)

Descrição: A definição e priorização de recursos para os municípios serão realizadas pela FUNASA principalmente com base em dados sanitários, epidemiológicos, sociais, culturais e ambientais, em especial os de qualidade da água, respeitados os limites previstos na lei orçamentária anual. A implementação se dará de forma direta e descentralizada, por meio fomento técnico e financeiro à construção e ao aparelhamento de laboratórios de monitoramento da qualidade da água; ao monitoramento da qualidade da água para consumo humano; à fluoretação; à instalação de sistemas ou soluções alternativas de tratamento de água para consumo humano em municípios e comunidades rurais; aos Planos de Segurança da Água; e à capacitação para vigilância e controle de qualidade da água para consumo humano.

Objetos mais solicitados: Solução Alternativa de Tratamento de Água com Zeólita (SALTA-z), Plano de Segurança da Água (PSA) e Análises laboratoriais por meio de Unidade Móvel para Controle da Qualidade da Água (UMCQA).

Detalhamento da Ação 20AF no Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP)