Imprimir Imprimir

365 dias de novos rumos

Após um ano de nova governança, a Funasa demonstra bons resultados. O Relatório de Gestão de 2020, publicado em março de 2021, mostra aumento de 20% no volume de pagamentos da fundação, mesmo em ano de pandemia pelo novo Coronavírus. Os números resultam de atos de gestão estratégica, que focaram em planejamento, coordenação e controle, remanejamento de recursos da área-meio para áreas finalísticas, implementação de sistemas e ações que favoreceram a transparência e a integridade da fundação. Em 2020, foram publicados também os planos operacionais do planejamento estratégico institucional.
Imprimir Imprimir

Governo Federal lança Programa Saneamento Brasil Rural em cerimônia no Palácio do Planalto

Chegamos ao último Funasa Notícias de 2019 trazendo boas novas à população. Agora, em dezembro, lançamos, em conjunto com o Ministério da Saúde e com o apoio da Casa Civil da Presidência da República, o Programa Saneamento Brasil Rural. O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta assinou, em 03/12, a Portaria nº 3.174/MS, que oficializou o Programa, em um evento no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, do vice-presidente Hamilton Mourão, do ministro chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni e do ministro da Cidadania Osmar Terra.
Imprimir Imprimir

Fundação leva água de qualidade, saneamento básico e inclusão social a comunidades interioranas do Piauí

Começamos esta edição do boletim informativo Funasa Notícias contando história a partir de uma expedição pelo estado do Piauí. Além de vistoriar obras que são consideradas exitosas no Estado, a Fundação teve acesso à estórias pessoais dos moradores beneficiados pelas ações. Percorrer estes quilômetros mostrou o carinho e o agradecimento de muitas comunidades do interior do Piauí pelo trabalho realizado até aqui. Este reconhecimento ficou evidente, após Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado, com homenagem à Funasa, que tanto faz pelo nosso país.
Imprimir Imprimir

Fundação Nacional de Saúde participa da 49ª edição do Congresso Nacional de Saneamento da Assemae

Passados os primeiros seis meses do novo governo federal, começo uma nova jornada a frente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), fazendo os ajustes necessários que darão mais eficiência administrativa e contribuirão no cumprimento da missão institucional de promover a saúde pública e a inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental. Dentro das ações institucionais, estimulo as iniciativas em todas as áreas, incluindo a Comunicação Social, compreendendo este boletim informativo como veículo estratégico na relação entre a Instituição e às comunidades.
Imprimir Imprimir

Fundação Instituto de Administração (FIA) vem desenvolvendo um importante trabalho junto a Fundação Nacional de Saúde (Funasa)

O ano de 2018 está se encerrando e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) está com saldo positivo. O trabalho foi intenso e junto de uma equipe engajada conseguimos levar uma melhor qualidade de vida para vários municípios brasileiros. Uma de nossas prioridades foi o atendimento às prefeituras, que são responsáveis por nos trazer as principais necessidades das comunidades. Além disso, a Funasa esteve presente em vários eventos nos estados, para sanar as dúvidas e levar as informações sobre o trabalho que tem sido desenvolvido. Desde já, agradecemos o apoio que recebemos.
Imprimir Imprimir

Projeto SALTA-Z amplia e será implementado em 20 estados

Solução criada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) deve entregar 565 equipamentos de tratamento simplificado de água para 52 municípios em 20 estados brasileiros.
Imprimir Imprimir

Mais de 2,7 mil convênios com recorde de investimentos

Em meio à crise econômica e contingenciamento de recursos, no âmbito do Executivo Federal, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) intensificou esforços para angariar mais capital.
Imprimir Imprimir

Funasa realiza I Congresso Internacional de Engenharia de Saúde Pública e Saúde Ambiental

O ministro ressaltou a importância do saneamento básico para a saúde brasileira, enalteceu a iniciativa da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (Salta-Z) e participou da entrega de troféus em homenagem aos idealizadores do projeto.
Imprimir Imprimir

Instalação da Salta-Z muda dia a dia de famílias em comunidade do estado do Pará

Como uma das responsáveis pela qualidade da água para consumo humano, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em parceria com a Secretaria de Agricultura do município de Abaetetuba (PA), implantou mais uma Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água (Salta-Z).
Imprimir Imprimir

Municípios do Norte de Minas Gerais são beneficiados com saneamento e saúde

Com um projeto de R$ 13 milhões financiados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o município de Taiobeiras (MG) conseguiu construir toda rede de esgoto, bem como uma estação de tratamento. Inaugurado em 2013, o sistema de esgotamento sanitário tem capacidade para atender todo o contingente populacional da cidade, em torno de 34 mil habitantes.