Imprimir Imprimir

Manual da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (Salta-Z)

Este manual apresenta um procedimento simplificado para realizar a clarificação,filtração e desinfecção em águas de superfície e subterrânea, com a implantação de solução alternativa coletiva de abastecimento de água potável em situações especiais e excepcionais, em pequenas comunidades, tais como: moradores da zona rural, pequenas comunidades ribeirinhas, escolas da zona rural, comunidades indígenas, que ainda não contam com abastecimento público.
Imprimir Imprimir

Plano de Atuação da Funasa em Situações de Desastres

O Plano de Atuação da Funasa em Situações de Desastres, instituído por meio da Portaria Funasa nº 7558, de 17 de dezembro de 2018, se propõe ampliar e melhorar os conhecimentos relativos as ações de apoio da Fundação Nacional de Saúde para atendimento de desastres e emergências, contribuindo no planejamento das ações e definição das diretrizes de atuação da instituição neste tipo de problemática que permitam apoiar Estados, Municípios e Distrito Federal, em situação de risco à saúde humana.
Imprimir Imprimir

Protocolo de Atuação da Funasa em Situações de Desastres

O Protocolo de Atuação da Funasa em Situações de Desastres, instituído por meio da Portaria Funasa nº 7559, de 17 de dezembro de 2018, se propõe sistematizar as ações da Fundação Nacional de Saúde estabelecendo os fluxos administrativos e operacionais que buscam a organização, planejamento e execução das atividades voltadas para o atendimento à população exposta às situações causadas por desastres e emergências, contribuindo para o fortalecimento das estratégias da instituição capazes de prevenir e mitigar os impactos negativos relacionados a saúde, de maneira a potencializar a capacidade de resposta frente a estas situações.
Imprimir Imprimir

Programação e Operação da Unidade Móvel de Tratamento de Água de Baixa Turbidez da Funasa (UMTA)

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) vem ampliando sua atuação em situações de desastres naturais ou emergências, e em casos que o sistema de abastecimento de água da localidade esteja comprometido, conforme demanda do Ministério da Saúde e Defesa Civil, contribuindo assim com as ações de prevenção e controle de doenças no País. As estratégias de ação do Ministério da Saúde envolvem além da Funasa, a Secretaria Executiva/SE, a Secretaria de Vigilância em Saúde/SVS, a Secretaria de Assistência à Saúde/SAS e a Secretaria de Ciência, Tecnológica e Insumos Estratégicos/SCTIE.
Imprimir Imprimir

Manual de Controle da Qualidade da Água para Técnicos que Trabalham em ETAS

A presente publicação, intitulada Manual de Controle da Qualidade da Água para Técnicos que Trabalham em ETAS, foi elaborada de forma a cooperar com o fomento e o apoio técnico ao controle da qualidade da água para consumo humano junto às estações de tratamento de água, além de suas dificuldades técnicas e operacionais, como uma das principais ações de saúde ambiental desenvolvidas pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Imprimir Imprimir

Capacitação em Controle da Qualidade da Água para os Técnicos dos Municípios

O Modelo de saneamento adotado no país nos últimos 40 anos foi caracterizado pela exclusão social e pelo predomínio do enfoque econômico na prestação dos serviços. Esse modelo acentuou a oferta desigual dos serviços entre as regiões geográficas, sendo que as maiores eficiências ainda são encontradas nas regiões norte e nordeste, pelo baixo nível de atendimento da população rural e residente nos municípios de pequeno porte, das áreas periféricas das regiões metropolitanas, e, ainda, pelo baixo atendimento das minorias, onde a Funasa tem contribuído e priorizado com fomento.
Imprimir Imprimir

Manual de Cloração de Água em Pequenas Comunidades Utilizando Clorador Simplificado Desenvolvido pela Funasa

A Fundação Nacional de Saúde Funasa, ao longo de sua história tem se caracterizado pelo apoio e trabalho em parceria com estados, municípios e outras instituições ligadas ao saneamento ambiental.
Imprimir Imprimir

Programação e Projeto Físico de Unidade Móvel Para o Apoio ao Controle da Qualidade da Água Para Consumo Humano (UMCQA)

A Fundação Nacional de Saúde ao longo de sua história tem se caracterizado por apresentar soluções inovadoras no campo do saneamento e da saúde ambiental, desenvolvendo novas tecnologias e modelos técnicos e gerenciais, os quais são, em sua grande maioria, voltados para os pequenos municípios e comunidades especiais.
Imprimir Imprimir

Manual de Fluoretação da Água Para Consumo Humano

A cárie dental representa um grave problema na saúde bucal coletiva afetando grande parte da população. É uma afecção causada pela ação de enzimas liberadas por certas bactérias, presentes na cavidade bucal, que agem sobre resíduos açucarados, fermentando-os, formando ácidos que desmineralizam o esmalte, tornando o dente vulnerável à cavitação (Buendia, 1996).
Imprimir Imprimir

Programação e Projeto Físico de Unidade de Coleta Para o Controle da Qualidade da Água Para Consumo Humano (UCCQA)

A Fundação Nacional de Saúde, órgão do Ministério da Saúde, ao longo de sua história tem se caracterizado por apresentar soluções inovadoras no campo do saneamento ambiental, desenvolvendo novas tecnologias e modelos técnicos e gerenciais, os quais são, em sua grande maioria, voltados para os pequenos municípios e comunidades de pequeno porte, em termos populacionais.