Imprimir Imprimir

Metodologias para o fortalecimento do controle social no saneamento básico

Esta publicação busca divulgar e multiplicar caminhos que promovam e fortaleçam o controle social e a participação no saneamento básico, dois instrumentos fundamentais para fortalecer o papel dos cidadãos na gestão pública (JACOBI, 2009). Assim, as obras e serviços de saneamento básico nos municípios passarão a ter o acompanhamento da sociedade.
Imprimir Imprimir

Gestão da Coleta Seletiva e de Organizações de Catadores: indicadores e índices de sustentabilidade

Esta publicação oferece às Prefeituras, às Organizações de Catadores e aos interessados no tema de gestão de resíduos sólidos instrumentos de diagnóstico, planejamento, avaliação e monitoramento da coleta seletiva municipal e de organizações de catadores. Esses instrumentos possibilitam o aprimoramento e fortalecimento da gestão mediante utilização de indicadores e de índices de sustentabilidade que podem apoiar a promoção de melhorias socioeconômicas, ambientais e de saúde pública.
Imprimir Imprimir

Manual para Remoção do Excesso de Flúor em Águas Naturais

Este manual reúne os principais resultados do projeto de pesquisa intitulado "Sistemas de tratamento para desfluoretação parcial de águas subterrâneas com presença de Flúor superior à estabelecida na Portaria MS n° 2914/2011". O projeto teve como tema principal o estudo de sistemas de tratamento para a desfluoretação parcial de águas subterrâneas, utilizando carvão ativado de osso bovino como meio adsorvente. Nesse escopo, foi dada ênfase ao desenvolvimento de sistemas coletivos de abastecimento de água, para atender às necessidades de pequenas comunidades e unidades escolares.
Imprimir Imprimir

CataloSan - Catálogo de Soluções Sustentáveis de Saneamento: Gestão de Efuentes Domésticos

Este catálogo foi produzido para ser um material de fácil consulta, que sirva de orientação para a escolha de soluções simples e acessíveis, que contribuam na solução das questões de saneamento domiciliar com baixo custo e sustentabilidade, seguindo os princípios do Saneamento Focado em Recursos.
Imprimir Imprimir

8º Caderno de Pesquisa em Engenharia de Saúde Pública

O Caderno de Pesquisas nº 8 apresenta os resumos executivos de seis pesquisas financiadas pela Funasa, resultantes do Edital 01/2007 do Programa de Pesquisa em Saúde e Saneamento. As pesquisas desse Caderno são nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e gestão em engenharia de saúde pública, temas relevantes para o desenvolvimento do saneamento básico no País, contribuindo para a missão da Funasa .
Imprimir Imprimir

Construção participativa de indicadores para avaliação do Programa de Educação Ambiental em Saneamento para pequenos municípios - Caderno 2

Este instrumento de orientacoes metodologicas tem como objetivo contribuir com os processos de avaliacao participativa de programas/projetos de Educacao Ambiental (EA) em saneamento, a partir da construcao, aplicacao e validacao de indicadores.
Imprimir Imprimir

Orientacoes Metodologicas para Programa de Educacao Ambiental em Saneamento para Pequenos Municipios - Caderno 1

Este caderno e resultado da pesquisa Participacao e Mobilizacao Social: Metodologia em Acoes Educativas para o Saneamento Ambiental para Pequenos Municipios, que teve como instituicao financiadora a Fundacao Nacional de Saude (Funasa) por meio do Programa de Pesquisa em Saude e Saneamento. A pesquisa avaliou Projetos de Educacao Ambiental voltados para o saneamento (abastecimento de agua, esgotamento sanitario e residuos solidos) desenvolvidos em 11 municipios do estado da Bahia, no periodo de 2001 a 2007. A avaliacao se deu a partir da analise dos relatorios finais dos projetos desenvolvidos nestes municipios, das observacoes de campo e de entrevistas com os tecnicos que participaram dos projetos e as pessoas beneficiadas com a intervencao educacional em saneamento.
Imprimir Imprimir

Saneamento ambiental, sustentabilidade e permacultura em assentamentos rurais - Algumas práticas e vivências

A presente publicação é o resultado de um esforço conjunto, realizado por pesquisadores, estudantes e moradores de um assentamento rural, visando a produção coletiva e participativa de habitação e de estruturas de saneamento ambiental. Este esforço visou, por um lado, a melhoria da qualidade de vida da própria comunidade assentada e, por outro, a geração de conhecimento acessível à população em geral, com ênfase em segmentos cujos direitos têm sido historicamente negados. Simultaneamente, destina-se à formação de pessoas, tanto estudantes de graduação e pós-graduação, quanto profissionais já atuantes na área.
Imprimir Imprimir

Manual de Boas Práticas e Disposição do Lodo Acumulado em Filtros Plantados com Macrófitas e Desinfecção por Processo Térmico

Este material bibliográfico Operação e Manutenção de tanque sépticos Lodo, manual de boas práticas e disposição do lodo acumulado em filtros plantados com macrófitas e desinfecção de lodo por processo térmico, é um dos produtos finais do projeto de pesquisa Alternativas de gerenciamento seguro de lodos de esgoto sob a ótica do saneamento descentralizado, enquadrado na área temática Esgotamento Sanitário, linha de pesquisa Esgoto 1, edital de convocação nº. 01/2007 do Ministério da Saúde Fundação Nacional da Saúde (Funasa).
Imprimir Imprimir

Programa de Pesquisa em Saúde e Saneamento

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), vinculada ao Ministério da Saúde desenvolve há muitos anos ações de saúde pública e, tem como missão: promover a saúde pública e a inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental.