Voltar

Avaliação Comparativa dos Impactos à Saúde das Crianças nos Bairros Contemplados com as Melhorias Sanitárias Domiciliares

Avaliação Comparativa dos Impactos à Saúde das Crianças nos Bairros Contemplados com as Melhorias Sanitárias Domiciliares

Por Assessoria de Comunicação

Publicação: Qua, 06 Set 2017 10:45:10 -0300

Última modificação: Qui, 02 Dez 2021 15:22:38 -0300

Este estudo foi realizado, entre os anos de 2002 e 2004, para avaliar os benefícios sanitários alcançados após a construção de Unidades Sanitárias Domiciliares em 14 comunidades carentes situadas no Município de Vitória, Espírito Santo, Brasil, relacionadas na tabela 1.

O trabalho utilizou as metodologias de estudo de análise descritiva com elementos do tipo Corte Transversal e estudo analítico do tipo Caso-Controle. Foram selecionadas para formação dos grupos 271 crianças na faixa etária entre três meses e cinco anos de idade.

O desenho de corte transversal foi usado para avaliar possíveis correlações entre os hábitos de higiene e a presença de intercorrências na infância. O estudo caso-controle associou a ausência ou existência de banheiros, nas residências dos grupos, à transmissão de parasitoses adquiridas por infestação de helmintos e protozoários.

Clique para baixar