Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira
Voltar

Itaubal recebe mais uma solução de tratamento de água

Itaubal recebe mais uma solução de tratamento de água

Quarta unidade instalada no município foi concluída com capacitação de moradores e implantação do sistema. Ao todo, Itaubal receberá 10 SALTA-z para fornecer água tratada de maneira acessível e eficaz
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 17 Ago 2021 17:58:24 -0300

Última modificação: Sex, 27 Ago 2021 11:39:29 -0300

Capacitação de montagem da SALTA-z.

Foto: Suest/AP

Cerca de 200 moradores das comunidades de Piraquê e Jupati, localizadas no município de Itaubal, a 101 km da capital amapaense, foram atendidas com duas instalações da Solução Alternativa Simplificada de Tratamento de Água com Zeólita (SALTA-z). A capacitação e montagem da solução ocorreram entre os dias 2 a 6 de agosto e contaram com a presença da equipe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa no Amapá (Suest/AP), Paulo Roberto Vieira, Elias Fernandes e Maria da Conceição.

As ações, em que também participaram o prefeito José Serafim e o farmacêutico e bioquímico da prefeitura, José Mendes, são resultados do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 12/2018, firmado entre a Funasa e a prefeitura, que prevê a instalação de 10 unidades no município, na qual quatro já foram implantadas. As unidades, que contemplarão as comunidades de Igarapé Novo, Bom Sucesso, Pau Mulato, Siriuba, Curuá e Foz do Macacoari, serão instaladas conforme a disponibilidade da prefeitura para auxiliar no apoio logístico, com transporte e aquisição de materiais.

Com carga horária de 16 horas, a capacitação foi ministrada para sete moradores que aprenderam sobre a tecnologia, a operação, a montagem, o controle da qualidade da água e como evitar doenças de veiculação hídrica. No momento prático, foi demonstrado os componentes e funcionalidades da SALTA-z, além da medição do cloro residual e pH presente na água tratada.

Antes da tecnologia, os moradores captavam a água do rio e realizavam o tratamento da água com sulfato de alumínio e hipoclorito, não sendo suficiente para atingir os padrões de potabilidade e propiciando alguns casos de doenças de veiculação hídrica, mas com o sistema, a vida da população poderá mudar, tendo mais saúde e bem-estar. "Agora, podemos tomar água tratada e de qualidade. A SALTA-z representa dignidade aos nossos moradores e, consequentemente, mais qualidade de vida e mais saúde", ressaltou Serafim.

As comunidades de Jupati e Puraquê estão localizadas na foz do Rio Amazonas e sofrem com o fenômeno das terras caídas, no qual os moradores já tiveram que mudar o local de suas casas duas vezes para afastar da margem do rio. Em Puraquê, havia um Sistema de Abastecimento de Água (SAA), com capacidade de 10.000 litros, mas, com o avanço da margem do rio, o castelo de concreto e as tubulações foram deterioradas. "Com a SALTA-z, a população não precisa mais se preocupar com esse problema, pois a tecnologia é de fácil transferência, bastando a construção de outra torre de madeira e a remontagem do sistema, que foi ensinada na capacitação", explicou o técnico Paulo Vieira.