Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira
Voltar

Funasa participa de comemoração do Dia da Árvore em Rondônia

Funasa participa de comemoração do Dia da Árvore em Rondônia

Palestra sobre importância do controle e qualidade da água, demonstração de uso na UMCQA e distribuição de hipoclorito de sódio para tratamento da água de poços marcaram o evento
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qui, 23 Set 2021 10:01:40 -0300

Última modificação: Qui, 23 Set 2021 10:09:18 -0300

Foram plantadas 40 mudas no Parque Jardins das Mangueiras

Foto: Saul Ribeiro - Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Em referência ao Dia da Árvore, comemorado nesta última terça-feira (21/9), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa em Rondônia (Suest/RO), em parceria com a Prefeitura de Porto Velho e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), realizaram atividades pedagógicas buscando conectar as crianças à natureza. O objetivo foi conscientizar sobre a preservação das árvores, demonstrando sua importância para o meio ambiente, o clima, a saúde e a qualidade de vida.

As atividades foram realizadas ao ar livre, no Parque Jardins das Mangueiras (Skate Parque). Membros do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), da Seção de Segurança e Qualidade da Água para Consumo Humano (Saqua) e da Seção de Educação em Saúde Ambiental (Saduc), expuseram a Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água (UMCQA) da Funasa, explicando o conceito e funcionamento do laboratório móvel, distribuindo hipoclorito de sódio a 2,5% e dando orientações técnicas para tratamento da água para consumo humano e desinfecção de frutas, verduras e legumes.

Para Sirlei Lima, chefe-substituto do Sesam, é muito importante aproveitar essas oportunidades para destacar as ações de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano. "O hipoclorito é muito utilizado nas soluções alternativas individuais de abastecimento. Aqui, em Porto Velho, somente 34% da população tem acesso a água tratada, por isso, sempre fazemos campanhas educativas pra pessoas tratarem a água em suas residências", explicou.

Durante a ação, foram realizadas atividades de educação ambiental direcionadas aos estudantes da Escola Municipal Antônio Ferreira e da Escola Estadual Murilo Braga, com palestras e demonstrações. Também foram plantadas 40 mudas de plantas - entre elas de cerejeiras, ipês e cojobas -, com a finalidade de diminuir o déficit de arborização.

"Precisamos preservar as árvores e plantar ainda mais. Temos que combater as degradações do ambiente com tudo o que a gente puder fazer. Para nós, da Funasa, é uma satisfação estarmos participando dessa ação e vamos somar forças para que a nossa natureza seja cada vez mais preservada", destacou Sirlei sobre a importância da iniciativa.