Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira
Voltar

1ª Oficina de Capacitação do Projeto Sustentar reúne servidores da Funasa em Brasília

1ª Oficina de Capacitação do Projeto Sustentar reúne servidores da Funasa em Brasília

Evento busca facilitar a troca de experiências entre membros da Presidência e diversas Suests
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qua, 08 Jun 2022 18:55:51 -0300

Última modificação: Qua, 08 Jun 2022 19:00:36 -0300

Técnica da Coats explicando as dinâmicas para os participantes da oficina

Foto: Lucca Decia/Funasa

Na última segunda-feira (6/6), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) deu início a 1ª Oficina de Capacitação do Projeto Sustentar, com o objetivo de qualificar seus servidores na gestão de sistemas de abastecimento de água em áreas rurais do Brasil. O encontro, realizado em Brasília até amanhã (9/6), contou com a participação do coordenador-geral de Saneamento Estruturante (Cgsan), Getulio Ezequiel, do coordenador de Assistência Técnica à Gestão em Saneamento (Coats), Marcelo Moreira, e diversos membros da instituição, que acompanharam apresentações a respeito dos serviços de saneamento e saúde ambiental prestados à população.

No evento, representantes de várias Superintendências Estaduais da Funasa (Suests) se reuniram para fazer um treinamento relacionado aos eixos do Projeto Sustentar, que abrangem o diagnóstico, a sensibilização; a educação em saúde ambiental; os modelos de gestão; a operação e qualidade da água; e o monitoramento e avaliação no âmbito de atuação do órgão.

Para Getulio, é gratificante juntar os servidores para debater sobre o Projeto Sustentar, pois trabalhando em equipe a Funasa irá se aproxima de resultado mais positivo. "Queria agradecer todos que tornaram essa capacitação possível, principalmente, a equipe da Coats. Esse projeto nasceu em 2014 e, aqui, temos uma equipe que conhece muito bem essa iniciativa e que poderá dar todo o suporte necessário", disse.

Neste primeiro encontro, a equipe da Coordenação de Assistência Técnica à Gestão em Saneamento (Coats) fez a recepção dos participantes e a entrega dos materiais utilizados no treinamento.

Ainda no primeiro dia foi apresentado um vídeo institucional sobre a atuação da Funasa e os técnicos puderam debater sobre as diferenças entre a Funasa e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), as condições para acesso aos recursos em áreas rurais, os desafios e alcances das ações em áreas rurais e o diagnóstico e sensibilização nos municípios atendidos.

De acordo com Carmem Nilza, chefe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), da Suest/PA, a reunião com a presença de tantos técnicos é uma grande oportunidade para melhorar o conhecimento adquirido ao longo dos anos na Funasa. "Vim do Norte para participar dessa troca de conhecimento. A minha expectativa é alcançar algo que venha subsidiar, também, o meu território", destacou.

Na ocasião, ainda serão discutidos assuntos ligados aos modelos de gestão das ações de saneamento; a operação, manutenção e controle da qualidade da água para consumo humano; as Ações estruturais e estruturantes; as ações do Força Tarefa das Águas, dentre outros temas.

Próximos encontros

As próximas capacitações estão nos períodos de 1º a 4 de agosto e de 19 a 22 de setembro.