Voltar

A Funasa e sua atuação no desastre climático no Rio Grande do Sul

A Funasa e sua atuação no desastre climático no Rio Grande do Sul

Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Tue, 07 May 2024 15:55:39 -0300

Última modificação: Tue, 07 May 2024 16:09:47 -0300

Foto: Walterson Rosa/MS

 

Em virtude da tragédia climática enfrentada pelo Rio Grande do Sul, a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) passou a colaborar, na qualidade de órgão parceiro, com o Centro de Operações de Emergência (COE) para chuvas intensas e inundações na região, instituído pelo Ministério da Saúde (MS). Assim, a Fundação, ainda que vivenciando seu processo de recriação, envida esforços no sentido de apoiar, com sua expertise em saneamento, as ações do MS no auxílio ao povo gaúcho.

A Fundação, por meio do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (DENSP), participa do trabalho coordenado pelo MS, o qual está se articulando com os gestores estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde (SUS) e com outros órgãos e entidades do Poder Público para tomar medidas necessárias e rápidas para o enfrentamento da emergência vivida no Rio Grande do Sul.

Neste sentido, o DENSP em conjunto com as Superintendências da Funasa em todo o território nacional, estão promovendo o levantamento das capacidades humanas e materiais, incluindo suas Unidades Móveis de Tratamento de Água e Laboratórios Móveis. Tal iniciativa visa colocar estes ativos da Fundação em condição de transporte e uso pela população atingida por essa tragédia.


Destaques