Imprimir Imprimir

Programação e Projeto Físico de Unidade de Coleta Para o Controle da Qualidade da Água Para Consumo Humano (UCCQA)

A Fundação Nacional de Saúde, órgão do Ministério da Saúde, ao longo de sua história tem se caracterizado por apresentar soluções inovadoras no campo do saneamento ambiental, desenvolvendo novas tecnologias e modelos técnicos e gerenciais, os quais são, em sua grande maioria, voltados para os pequenos municípios e comunidades de pequeno porte, em termos populacionais.
Imprimir Imprimir

Avaliação técnica do controle da qualidade da água para consumo humano em serviços públicos municipais de saneamento - Volume 1

Este Relatório apresenta os resultados da Avaliação Técnica do Controle da Qualidade da Água para consumo Humano em Serviços Públicos Municipais de Saneamento realizada entre junho de 2005 a novembro de 2006, por meio da aplicação de um questionário dirigido a uma amostra estatisticamente definida de Serviços Municipais de Saneamento de todo o país, no âmbito do Convênio de Cooperação Técnica firmado entre a Assemae e a Funasa, sob o número 005/2005.
Imprimir Imprimir

Avaliação técnica do controle da qualidade da água para consumo humano em serviços públicos municipais de saneamento - Volume 2

Funasa e Assemae têm uma longa história de cooperação na formação e capacitação de técnicos dos serviços públicos municipais de abastecimento de água e esgotamento sanitário, bem como na produção de informações sobre esses serviços no país. Neste sentido, essas instituições realizaram em 1994, por meio de convênios de cooperação, o I Diagnóstico Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento, e sua atualização em 1998.
Imprimir Imprimir

Manual Prático de Análise de Água

Esse manual, elaborado de forma e linguagem simples, tem como objetivo auxiliar pessoas que trabalham nos laboratórios de controle da qualidade da água de estações de tratamento de pequeno e médio portes no desenvolvimento de suas atividades diárias. A ideia surgiu da necessidade de se ter no laboratório um instrumento de consulta que pudesse acompanhar os passos do técnico a todo instante e em qualquer lugar.
Imprimir Imprimir

Manual Práctico de Análisis de Agua

Este manual, elaborado en formato y lenguaje sencillos, tiene por objetivo auxiliar a personas que trabajan en los laboratorios de control de la calidad del agua de estaciones de tratamiento de pequeño y mediano porte, en el desarrollo de sus actividades diarias. La idea nació de la necesidad de tener en el laboratorio un instrumento de consulta que pudiera acompañar los pasos del técnico a todo momento y en cualquier lugar.
Imprimir Imprimir

Manuel Pratique D'Analyse De L'eau

Ce manuel, rédigé de façon et en en langage simple, vise à aider les personnes qui travaillent les laboratoires de contrôle de qualité des installations de traitement d¿eau pour les petites et moyennes entreprises, à développer leurs activités quotidiennes.
Imprimir Imprimir

Oficina de Educação em Saúde e Comunicação

Este material construído pela Ascom/Funasa com a participação dos Estados do Pará e do Amazonas e respectivos municípios de Afuá e de Manacapuru, mediante a realização de duas oficinas, vislumbra percursos substanciais para um processo de educação em saúde e comunicação coerente com os princípios e diretrizes do SUS, de eqüidade, integralidade e controle social, dentro da perspectiva da realidade cotidianamente vivenciada pelas populações em seu território.
Imprimir Imprimir

Educação em Saúde - Diretrizes

Este documento estabelece as diretrizes a serem adotadas no âmbito da Funasa na elaboração de projetos e de ações de Educação em Saúde.
Imprimir Imprimir

Avaliação de impacto na saúde das ações de saneamento

Colaborar na diminuição dos riscos ambientais à saúde, constitui-se uma das missões fundamentais do Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS), coerente com o princípio constitucional de que todos os cidadãos têm direito a acesso igualitário às ações que visem à proteção à saúde. Os esforços do governo brasileiro, desde a criação do SUS, têm possibilitado importantes avanços nessa área, por meio do apoio, técnico e econômico, às ações de promoção da saúde.
Imprimir Imprimir

Avaliação dos Custos do Controle de Qualidade da Água para o Consumo Humano em Serviços Municipais de Saneamento

A atual legislação brasileira sobre controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano resulta do processo de revisão da Portaria GM no 36 de 19 de janeiro de 1990 (BRASIL, 1990), coordenado, no ano de 2000, pelo Ministério da Saúde e pela Representação no Brasil da Organização Panamericana da Saúde (OPAS), com ampla participação dos setores de saúde e de saneamento, das universidades e instituições de pesquisa, de órgãos ambientais e de entidades da sociedade civil.