Imprimir Imprimir

Funasa 15 anos

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) surgiu no panorama histórico democrático, após a primeira eleição direta para Presidente da República desde a década de 1960. O Governo Federal, enfim, depois de mais de 30 anos, tinha em mãos o diploma outorgado pelo povo brasileiro. A vontade de reformar as instituições, entretanto, não consultou os anseios da população em toda sua plenitude.
Imprimir Imprimir

100 anos de saúde pública - a visão da Funasa

Busca reconstruir essa trajetória institucional. É resultado de um dedicado trabalho de pesquisa para retratar os principais momentos vividos pela Fundação. Consolida e sistematiza fatos, análises, legislação, fornecendo um panorama geral e orientador para estudos sobre o assunto e propicia uma reflexão crítica sobre as ações desenvolvidas, criando condições para o seu aperfeiçoamento.
Imprimir Imprimir

100 anos de saúde pública

O documento final da conferência atribuiu ao Ministério da Saúde, por intermédio da Funasa, a responsabilidade pelas ações e serviços de saúde voltadas para as comunidades indígenas e destacou o saneamento como um dos principais instrumentos para a promoção de saúde pública no país. O primeiro número da publicação FUNASA em Revista registra parte das atividades realizadas pela Funasa no ano de 2003.
Imprimir Imprimir

1999: Congresso aprova lei sobre saúde indígena

Em 31 de agosto de 1999, o Senado Federal aprovou, sem emendas, o projeto de lei originário da Câmara dos Deputados que criou o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena. A lei, sancionada em setembro do mesmo ano e de autoria do então deputado federal Sérgio Arouca, pode ser considerada o marco regulatório da atenção à vida das populações indígenas do Brasil.
Imprimir Imprimir

Funasa 20 anos no coração do Brasil

Completando 20 anos, mas com a experiência herdada das antigas Fsesp e Sucam, a Funasa acumula o conhecimento mais vasto do país nas áreas de engenharia de saúde pública e saúde ambiental. Hoje, responsável por promover a inclusão social por meio de ações de saneamento para prevenção e controle de doenças, com toda a sua estrutura voltada para as áreas de saneamento básico e ambiental, inicia-se um novo ciclo na história da instituição.