Drenagem e Manejo Ambiental
Publicação: Dom, 01 Nov 2020 00:45:07 -0300
Última modificação: Dom, 27 Dez 2020 15:02:41 -0300
A ação tem como objetivo implantar e melhorar serviços de drenagem e manejo ambiental visando à prevenção e controle de doenças e agravos em municípios localizados em áreas endêmicas.
A iniciativa contempla intervenções que visam contribuir para minimização da proliferação de vetores. Ou seja, obras de engenharia e/ou manejo ambiental que inviabilizem as condições biológicas favoráveis ao desenvolvimento destes.
São financiáveis obras para esgotamento de água pluvial, canalização, retificação, limpeza e demais intervenções para melhoria do fluxo de água, com uso de tecnologias adequadas.
Atualmente, são custeados projetos a serem executados em áreas identificadas como endêmicas de malária, comprovadas por meio de parecer entomológico e epidemiológico da área, as quais estão relacionadas em lista de classificação de áreas de risco ou endêmicas, elaborada pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde (MS).
A Funasa, por sua vez, tem focado sua atuação em medidas estruturais, uso dos recursos com obras e intervenções físicas para evitar e prevenir a população dos riscos epidemiológicos.
Desta forma, o projeto básico para solicitação de recursos deve conter:
- Memorial descritivo;
- Memória de cálculo;
- Plantas;
- Planilha orçamentária;
- Cronograma físico-financeiro;
- Normas técnicas;
- Anotações de Responsabilidade Técnica (ART);
- Posse de área;
- Licenciamento ambiental;
- Aprovação do Conselho Municipal ou Estadual; e
- Anexos.
Os aspectos e diretrizes para a confecção de propostas podem ser consultados no manual de orientações técnicas, intitulado "Apresentação de Projeto de Drenagem e Manejo Ambiental em Áreas Endêmicas de Malária".
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp).
Ação Orçamentária | Serviço |