Voltar

1ª Oficina de Capacitação do Projeto Sustentar reúne servidores da Funasa em Brasília

1ª Oficina de Capacitação do Projeto Sustentar reúne servidores da Funasa em Brasília

Evento busca facilitar a troca de experiências entre membros da Presidência e diversas Suests
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qua, 08 Jun 2022 18:55:51 -0300

Última modificação: Qua, 08 Jun 2022 19:00:36 -0300

Técnica da Coats explicando as dinâmicas para os participantes da oficina

Foto: Lucca Decia/Funasa

Na última segunda-feira (6/6), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) deu início a 1ª Oficina de Capacitação do Projeto Sustentar, com o objetivo de qualificar seus servidores na gestão de sistemas de abastecimento de água em áreas rurais do Brasil. O encontro, realizado em Brasília até amanhã (9/6), contou com a participação do coordenador-geral de Saneamento Estruturante (Cgsan), Getulio Ezequiel, do coordenador de Assistência Técnica à Gestão em Saneamento (Coats), Marcelo Moreira, e diversos membros da instituição, que acompanharam apresentações a respeito dos serviços de saneamento e saúde ambiental prestados à população.

No evento, representantes de várias Superintendências Estaduais da Funasa (Suests) se reuniram para fazer um treinamento relacionado aos eixos do Projeto Sustentar, que abrangem o diagnóstico, a sensibilização; a educação em saúde ambiental; os modelos de gestão; a operação e qualidade da água; e o monitoramento e avaliação no âmbito de atuação do órgão.

Para Getulio, é gratificante juntar os servidores para debater sobre o Projeto Sustentar, pois trabalhando em equipe a Funasa irá se aproxima de resultado mais positivo. "Queria agradecer todos que tornaram essa capacitação possível, principalmente, a equipe da Coats. Esse projeto nasceu em 2014 e, aqui, temos uma equipe que conhece muito bem essa iniciativa e que poderá dar todo o suporte necessário", disse.

Neste primeiro encontro, a equipe da Coordenação de Assistência Técnica à Gestão em Saneamento (Coats) fez a recepção dos participantes e a entrega dos materiais utilizados no treinamento.

Ainda no primeiro dia foi apresentado um vídeo institucional sobre a atuação da Funasa e os técnicos puderam debater sobre as diferenças entre a Funasa e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), as condições para acesso aos recursos em áreas rurais, os desafios e alcances das ações em áreas rurais e o diagnóstico e sensibilização nos municípios atendidos.

De acordo com Carmem Nilza, chefe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), da Suest/PA, a reunião com a presença de tantos técnicos é uma grande oportunidade para melhorar o conhecimento adquirido ao longo dos anos na Funasa. "Vim do Norte para participar dessa troca de conhecimento. A minha expectativa é alcançar algo que venha subsidiar, também, o meu território", destacou.

Na ocasião, ainda serão discutidos assuntos ligados aos modelos de gestão das ações de saneamento; a operação, manutenção e controle da qualidade da água para consumo humano; as Ações estruturais e estruturantes; as ações do Força Tarefa das Águas, dentre outros temas.

Próximos encontros

As próximas capacitações estão nos períodos de 1º a 4 de agosto e de 19 a 22 de setembro.