Voltar

16 Melhorias Sanitárias Domiciliares são inauguradas em Brasiléia/AC

16 Melhorias Sanitárias Domiciliares são inauguradas em Brasiléia/AC

Obras levam saneamento básico adequado para, aproximadamente, 80 pessoas de diferentes bairros do município
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qui, 03 Mar 2022 18:43:36 -0300

Última modificação: Qui, 03 Mar 2022 18:44:14 -0300

O engenheiro civil Alselmo Ricardo e Emerson Leão entregam MSD a um dos moradores atendidos

Foto: Israel Vegas

No último dia 21/2, foram inauguradas 16 Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD) na cidade de Brasiléia, no Acre. Os módulos sanitários foram construídos por meio do repasse de verba feito pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), formalizado pelo Convênio (CV) 034/2015, para aprimorar o saneamento das residências e atender às necessidades básicas da população.

Para a execução das MSD - que contam com caixa d'água, conjunto sanitário, fossa séptica e pia lateral - a Funasa investiu cerca de R$ 354 mil. A iniciativa foi implementada em quatro bairros da zona urbana brasileense, sendo eles Eldorado, Sumaúma, Francisco José Moreira e Alberto Castro, e atenderá, aproximadamente, 80 pessoas de diversas famílias locais.

De acordo com o superintendente estadual da Funasa, José Ronaldo Bayma, as obras ajudarão a reduzir os índices de morbimortalidade provocadas pela falta ou inadequação das condições de saneamento nos domicílios. "Dotando as moradias de melhorias sanitárias, poderemos proteger as famílias de contaminação e agravos causados pela inadequação do saneamento. Além disso, também ajudamos a promover hábitos higiênicos", completou.

Para o secretário de Planejamento do município, Emerson Leão, a atuação da Funasa apresenta um grande impacto na vida dos moradores mais carentes da região. "As melhorias são muito importantes para população, pois são pessoas de baixa renda que não tem condições de fazer um banheiro de madeira e, muito menos, um de alvenaria", ressaltou.

Emerson ainda destacou a emoção da população ao receber as melhorias e agradeceu a Funasa pelo papel exercido nas localidades. "A alegria deles demonstra uma gratidão enorme para a Funasa. É inacreditável. Eles ficam em uma empolgação que comove a gente. São essas reações que nos levam a querer fazer o melhor. Tanto a equipe aqui na ponta do estado, quanto o pessoal em Brasília, todos da Funasa estão de parabéns", disse.

Além do documento já executado, a fundação possui, ainda, outro convênio com Brasiléia/AC para execução de novas MSD, com valor aproximado de R$ 307 mil reais.