Voltar

Ampliação de Sistema de Abastecimento de Água é entregue para Sidrolândia/MS

Ampliação de Sistema de Abastecimento de Água é entregue para Sidrolândia/MS

Com ampliação do SAA, os 42 mil habitantes do município passam a ter água tratada e de boa qualidade
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 19 Out 2021 15:08:52 -0300

Última modificação: Ter, 19 Out 2021 15:38:07 -0300

Vista aérea da obra inaugurada

Foto: Ascom/Sanesul

Neste último dia 7/10, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa no Mato Grosso do Sul (Suest/MS), entregou uma obra de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) do município de Sidrolândia, a 69 km da capital Campo Grande. Com a conclusão do SAA - que será suprido por manancial subterrâneo -, 42 mil habitantes da localidade passam a ter água tratada e de boa qualidade.

Oriundos do Termo de Compromisso do Programa de Aceleração do Crescimento (TC/PAC) nº 386/14, firmado entre a  Funasa e a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), os R$ 4,1 milhões investidos no SAA possibilitou a construção de três reservatórios de concreto armado - dois elevados de 150 mil litros e um apoiado de mil litros -; uma estação elevatória; 8,5 mil metros de rede de distribuição de água; 520 ligações domiciliares; e duas adutoras, que interligam novos loteamentos ao setor de distribuição de água.

De acordo com a chefe da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp), Débora Portella, a ampliação do sistema de coleta reduzirá os impactos ambientais, atendendo a área urbana e uma pequena parcela da população rural. "Com a conclusão da obra, será possível atender 99% da população, permitindo a melhoria da qualidade de vida para os 3% que vivem na zona rural e utilizam águas de poços. Com as medidas de gestão operacional adotadas pela Sanesul esperamos reduzir o desperdício de água e, consequentemente, sua melhor utilização", explicou.