Voltar

Com a participação da diretora-executiva na abertura, Funasa participa do 50º CNSA

Com a participação da diretora-executiva na abertura, Funasa participa do 50º CNSA

Fundação é patrocinadora Master do evento que reunirá mais de duas mil pessoas do setor saneamento até dia 13/5, na capital gaúcha
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 10 Mai 2022 14:45:25 -0300

Última modificação: Ter, 10 Mai 2022 15:25:53 -0300

Fernanda Morais fala sobre Marco Legal do Saneamento, PSBR e Força-tarefa das Águas, do Governo Federal, na abertura do 50º CNSA

Foto: Dudu Leal/Assemae

Um dos maiores eventos do setor saneamento começou na noite da última segunda-feira (9/5): o 50º Congresso de Saneamento da Associação dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), no Teatro do Sesi, em Porto Alegre/RS. O evento acontecerá até a próxima sexta-feira (13/5). A diretora-executiva da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Fernanda Morais, representou a instituição na mesa composta por autoridades do setor saneamento no palco.

Em seu discurso, Fernanda Morais falou sobre o momento de discussão sobre saneamento, as mudanças no novo Marco Legal, o Programa Saneamento Brasil Rural e a Força-tarefa das Águas, do Governo Federal. "Teremos uma semana de muitos debates. Saúdo nossos técnicos, que participarão ativamente das discussões neste evento de grande importância para o saneamento do país. Parabéns à Assemae pela organização do evento", disse.

Abertura do 50º CNSA

 

O Secretário Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, Pedro Maranhão, foi uma das autoridades presentes na cerimônia. Ele lamentou que o saneamento seja a atividade da infraestrutura que brasileira que menos evoluiu. "São 100 milhões de brasileiros sem esgoto e 40 milhões sem água tratada. Só vamos resolver o problema com investimentos", defendeu. 

 "Enfim, aqui estamos, vacinados e reunidos para debater sobre um dos mais importantes pilares da saúde pública e do bem-estar social, o saneamento", saudou o presidente da Assemae, Aparecido Hojaij. Em seu discurso de abertura, o presidente afirmou que a Lei 14026/2020 causou fortes impactos no saneamento brasileiro. "Os serviços públicos fazem escola e temos inúmeros casos em que a gestão pública resolveu os problemas relacionados ao saneamento e mantém os serviços em perfeito funcionamento, em favor da sociedade, ou seja, é um modelo que dá certo", defendeu.

Outras autoridades estiveram presentes: o Prefeito de São Leopoldo (RS) e Presidente da Associação Brasileira dos Municípios (ABM), Ary Vanazzi; o superintendente adjunto de Regulação de Serviços da Agência Nacional de Águas (ANA), Alexandre Godeiro; o vice-presidente da Assemae e coordenador do Congresso, Rodopiano Marques e o diretor-geral do Dmae Porto Alegre, Alexandre Garcia, entre outros.

Após a cerimônia de abertura, foi aberta a Feira de Saneamento da Assemae e os presentes puderam prestigiar os mais de 60 estandes preparados para apresentar tecnologias e serviços. O evento, que acontecerá até a próxima quinta-feira (12/5), no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), conta com 60 estandes na Feira de Saneamento e deverá reunir dois mil participantes.