Voltar

Funasa assina termo de execução descentralizada para atender municípios sergipanos

Funasa assina termo de execução descentralizada para atender municípios sergipanos

Documento ajudará a dar celeridade na execução de obras de água e esgoto em duas cidades no interior do Estado
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 28 Mar 2022 17:45:09 -0300

Última modificação: Seg, 28 Mar 2022 17:45:55 -0300

Superintendente da Funasa (Dir.) e representante da UFS (Esq.) assinando o Termo de Execução Descentralizada

Foto: Suest-CE/Funasa

Com o objetivo de elaborar projetos de engenharia, por meio de assessoria técnica aos municípios, a Fundação Nacional de Saúde e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) firmaram, nesta segunda-feira (28/3), um Termo de Execução Descentralizada (TED). O documento busca dar celeridade ao processo de formalização e execução de convênios para obras de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES).

Utilizando recursos da Funasa, a assinatura do TED contemplará os municípios de Feira Nova - com uma obra de SAA - e Nossa Senhora de Lourdes - com uma obra de SES. Os técnicos de ambas as instituições iniciarão os trabalhos de coleta de informações e mapeamento geográfico no povoado de Escurial, onde será construído um sistema de esgotamento que atenderá mais de 500 famílias residentes às margens do São Francisco.

Para o superintendente estadual da Funasa em Sergipe (Suest/SE), Waldoilson Leite, o pacto é de extrema importância para as localidades atendidas, pois representa um marco para execução de convênios de saneamento. "Nós iremos elaborar o projeto e entregar aos municípios, já aprovados pela Funasa, para que eles licitem e executem a obra. Isso vai evitar que recursos sejam devolvidos pela não aprovação ou falta de projetos, contribuindo para otimização da execução dos convênios", ressaltou.

De acordo com o reitor da UFS, Valter Joviniano, a iniciativa da Funasa com a universidade é serviço um relevante para os municípios sergipanos e, também, para o mundo acadêmico. "O trabalho de elaboração dos projetos possibilita uma maior aproximação do corpo acadêmico com a sociedade, contribuindo diretamente na transformação social e econômica dos municípios do nosso estado", disse.

Segundo o prefeito de Feira Nova, Jean de Girino, a assinatura do documento é de extrema relevância para o município, pois a região carece de recursos e corpo técnico para execução de ações de saneamento. "Um projeto de engenharia, para um município que não dispõe de recursos financeiros e nem corpo técnico, representa uma grande ajuda para que a gente possa levar saneamento básico à população. Isso com certeza alavancará a saúde da cidade", destacou.

Na solenidade, também estiveram presentes o prefeito de Nossa Senhora de Lourdes, Laerte Gomes, o coordenador do Núcleo de Cooperação Técnica da Funasa (Nict), Luciano de França, o professor doutor da UFS, Gregório Guirado, e técnicos do Nict e do Núcleo de Engenharia da UFS.