Voltar

Funasa atua em ações de saúde ambiental em Oiapoque/AP

Funasa atua em ações de saúde ambiental em Oiapoque/AP

Equipe Sesam realizou a instalação de três SALTA-z, diagnósticos situacionais, análises e desinfecções de poços e participou da assinatura de Termo de Cessão de Uso
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 19 Out 2021 14:34:05 -0300

Última modificação: Ter, 19 Out 2021 15:37:36 -0300

Equipes da Funasa e prefeitura em Oiapoque

Foto: Paulo Vieira ¿ Sesam/AP

Entre os dias 27 de setembro e 9 de outubro, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa no Amapá (Suest/AP), realizou ações de saúde ambiental no município de Oiapoque, a 560 km da capital Macapá. Durante as duas semanas, ocorreram as implantações de três Soluções Alternativas Simplificadas de Tratamento de Água com Zeólita (SALTA-z), o diagnóstico situacional, análise e desinfecção em 14 poços amazonas ¿ poços rasos - e a assinatura do Termo de Cessão de Uso das cinco unidades da tecnologia.

Por meio do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 19/2019, foram instaladas três SALTA-z nas comunidades de 1º do Cassiporé, Ilha Velha do Cassiporé e Vila do Taparabu, atendendo, no total, 900 moradores. As últimas duas unidades estão com o prazo máximo de implantação para dezembro, totalizando cinco unidades no município.

Antes das instalações, a população oiapoquense utilizava poços rasos e poços escavados, que eram facilmente contaminados. De acordo com diagnóstico situacional realizado nas localidades, foram detectados 237 casos de doenças diarreicas agudas até outubro deste ano, sendo consequência do consumo de água sem tratamento.

Utilizando a Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água (UMCQA), os técnicos do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) e os agentes comunitários de saúde do município também diagnosticaram nas análises das amostras de água dos 14 poços, a presença de bactérias do grupo Escherichia coli - E. coli. Na oportunidade, realizaram a desinfecção dos poços contaminados.

No decorrer da semana, também ocorreram capacitações para manuseio da SALTA-z nas três localidades onde já foram instaladas, onde participaram 40 moradores. Na oficina, técnicos demonstraram, de forma preliminar, os resultados das análises da UMCQA e os ensinamentos sobre a operação e sustentabilidade da solução.  

Assinatura do Termo de Cessão de Uso

No dia 6 de outubro, na prefeitura de Oiapoque, foi assinado o Termo de Cessão de Uso nº 2/2021, instrumento que celebra a doação para prefeitura dos equipamentos e materiais para utilização da SALTA-z, que agora tem a responsabilidade de cuidar e promover medidas junto a Funasa para implantação nas comunidades.

Na ocasião, participaram o superintendente estadual da Funasa, Clodoaldo Monteiro; o prefeito de Oiapoque, Breno Almeida; o procurador municipal, Fabrício Paiva, e técnicos da Funasa e da prefeitura.

Durante a cessão das unidades, o superintendente Clodoaldo Monteiro agradeceu pela parceria com o município e o empenho de todos que ajudaram nas ações. "Quando nós damos as mãos, nos fortalecemos. Obrigado a todos. A equipe da Funasa pelo empenho e ao município pela receptividade, tudo isso é muito importante. Os equipamentos trarão água limpa e saúde, proporcionado mais qualidade de vida", enfatizou.

Para o prefeito Breno Almeida a SALTA-z é uma tecnologia de grande importância para as comunidades que careciam de água tratada. "Quero agradecer a Funasa e aos moradores das três comunidades que estiveram presentes, ajudando para que as entregas fossem possíveis. A gente sabia do sofrimento que essas pessoas tinham com a falta de água tratada e, hoje, graças ao empenho de todos, terão água de boa qualidade", disse.