Voltar

Funasa discute saneamento em workshop no Mato Grosso do Sul

Funasa discute saneamento em workshop no Mato Grosso do Sul

Evento, que ocorreu em Campo Grande/MS, teve como foco discussões sobre o saneamento rural e o Marco Legal do Saneamento Básico
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 06 Dez 2022 10:08:58 -0300

Última modificação: Ter, 06 Dez 2022 10:11:37 -0300

Superintendente da Funasa, Jair Viana, discursando durante o workshop

Foto: Suest-MS/Funasa

Na última terça-feira (29/11), no auditório da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) realizam o "Ciclo de Seminários Gestão de Conflitos pelas Agências Reguladoras e Workshop de Saneamento Rural". O evento, destinado aos representantes municipais do estado do Mato Grosso do Sul (MS), teve como foco tratar sobre as diretrizes e os desafios para universalização do saneamento rural e estabelecer planos para o cumprimento das metas definidas pelo Marco Legal de Saneamento.

Na ocasião, a Funasa foi representada por seu superintendente estadual no Mato Grosso do Sul (Suest/MS), Jair Viana, pelo coordenador-geral de Saneamento Estruturante (Cgsan), Getúlio Peixoto Filho, e pelo superintendente da Suest/RO, João Marcos de Siqueira, que se reuniram com membros de diversas entidades municipais e estaduais, como o Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul (TCE/MS), o Tribunal Regional da 3ª Região (TRF3), dentre outros órgãos que estão ligados ao tema.

Durante o encontro, foram expostos painéis apresentados pelos servidores da fundação que levantaram pautas e assuntos relacionados ao Marco Legal do Saneamento e as dificuldades para sua implementação, além de destacar o saneamento rural e a gestão multicomunitária. Em um dos painéis, por exemplo, foram mostradas opções de ações estruturantes de apoio ao estado, o que promoveu um debate sobre quais seriam os melhores investimentos em tecnologia.

Segundo Getúlio o estado deu um ponta pé inicial na realização de ações relacionadas ao saneamento rural, ficando afrente de outras unidades da federação e se tornando exemplo nacional em saneamento. "Em Campo Grande, por exemplo, o serviço de água e esgoto já tem uma concessão. E ainda há outra concessão que pega boa parte do estado do Mato Grosso do Sul. Provavelmente, todo estado estará universalizado em breve", disse.

Para Jair, o resultado final que workshop apresenta é um sucesso e isso se deve ao fato de que havia uma demanda para atualizar as cidades atendidas e colocar em prática atividades ligadas ao Marco Legal. "O que mais chamou nossa atenção foi a participação. Não houve nenhuma evasão durante as palestras e isso trouxe uma satisfação muito grande para nós. Sabíamos que teríamos um bom público, mas ninguém esperava essa surpresa extremamente agradável", explicou.