Voltar

Funasa e Sesai se unem pela saúde de povos indígenas no Mutirão da Saúde Indígena

Funasa e Sesai se unem pela saúde de povos indígenas no Mutirão da Saúde Indígena

Projeto tem duração de 17 dias e contará com orientações relacionadas à saúde ambiental e entregas de caixas d¿água
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qua, 08 Jun 2022 17:48:35 -0300

Última modificação: Qua, 08 Jun 2022 18:18:34 -0300

Representantes da Funasa em uma das rodas de conversa com aldeias indígenas

Foto: Suest-BA/Funasa

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência do Estado da Bahia (Suest/BA), está participando, desde o dia 27/5, do Mutirão da Saúde Indígena, do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei). A iniciativa, que será realizado até o dia 11/6, marcará presença em aldeias de diversas cidades baianas para orientar os moradores sobre a prevenção da Dengue, Zika, Chikungunya e a COVID-19.

A parceria entre as duas instituições vem se estendendo desde maio e tem como objetivo atuar, em conjunto, nas aldeias do extremo Sul da Bahia para execução das ações do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) da Suest/BA. A ocasião já contou com diversas atividades e com a distribuição de 35 caixas d'águas para alguns dos povoados com o intuito de fortalecer o abastecimento de água das aldeias. Além disso, as comunidades receberam orientações dos agentes indígenas de saneamento, em rodas de conversa, sobre as ações de prevenção às doenças causadas pelo Aedes Aegypti e o descarte adequado do lixo.

De acordo com o chefe do Sesam, Moisés Santos, estas medidas são importantes para amenizar os impactos causados pelas tempestades que afetaram algumas regiões do estado e reduzir os índices de contaminação à população. "No final do ano passado ocorreram fortes chuvas nessas regiões. Também tiveram muitas inundações e, por isso, era bem provável que houvessem manifestações do Aedes Aegypti. Então, precisamos agir em prol desses moradores, que precisam ser orientados corretamente", afirmou.