Voltar

Funasa entrega casas no interior de Japaratuba/SE com homenagem póstuma a ex-servidor

Funasa entrega casas no interior de Japaratuba/SE com homenagem póstuma a ex-servidor

Mais 10 moradias foram entregues às famílias do povoado de Porteiras em cerimônia que contou com homenagem ao servidor José Pereira, que atuou por 30 anos na Funasa
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 25 Out 2021 14:18:35 -0300

Última modificação: Seg, 25 Out 2021 14:36:51 -0300

Entrega das moradias no povoado de Porteiras

Foto: Prefeitura de Japaratuba/SE

Nesta última sexta-feira, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) entregou mais de 10 moradias por meio do programa de Melhorias Habitacionais para Controle da Doença de Chagas (MHCDC) para famílias carentes do povoado de Porteiras, no município de Japaratuba, em Sergipe. No total, serão entregues 41 residências viabilizadas por meio do Convênio (CV) nº 0901/18, com recursos de R$ 2 milhões, beneficiando a 17 povoados que residem atualmente em casas de taipa.

O ato da entrega contou com a homenagem póstuma da prefeitura de Japaratuba ao ex-servidor da Funasa, José Pereira Filho, falecido em abril deste ano. Pereira era inspetor de saneamento e atuou na análise da aprovação do projeto das casas no município. Na ocasião, esposa e familiares do ex-servidor receberam uma placa em reconhecimento ao trabalho de Pereira, como era mais conhecido, que atuou na Funasa por 30 anos, com efetiva colaboração na elaboração de manuais técnicos e missões internacionais.

Estiveram presentes na solenidade o superintendente-substituto da Superintendência Estadual da Funasa no Sergipe (Suest/SE), Esdras Machado; a prefeita e o vice-prefeito municipal, Lara Moura e Hélio Sobral; o ex-deputado federal, André Moura; além de vereadores, secretários, colaboradores e moradores da localidade.

Melhor qualidade de vida

O programa Melhorias Habitacionais para Controle da Doença de Chagas (MHCDC) fomenta a restauração e reforma dos domicílios, visando à melhoria das condições físicas da casa, bem como do ambiente externo. E em casos especiais, a reconstrução, quando a estrutura da habitação não suporta as melhorias necessárias, a mesma deverá ser demolida e reconstruída.

Uma das beneficiadas foi Maria Creusa Santos, 69 anos, que mora em uma casa de taipa há mais de 30 anos. "Agora graças a Deus vou ter minha casa nova. Eu agradeço a prefeitura de Japaratuba por ter me incluído nesse programa da Funasa", relata.

Outra contemplada foi Beatriz dos Santos, que ganhou uma das 10 casas populares. "Fico imensamente grata por poder realizar o sonho da casa própria, minha gratidão a prefeita Lara e a Funasa, vocês não têm noção do quanto estou feliz com esse acontecimento", disse emocionada.