Voltar

Funasa entrega obra de melhoria de SAA em Acrelândia/AC

Funasa entrega obra de melhoria de SAA em Acrelândia/AC

Atendendo mais de oito mil habitantes da área urbana, sistema trata 15 litros de água por segundo
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 19 Out 2021 15:29:47 -0300

Última modificação: Ter, 19 Out 2021 18:07:01 -0300

Autoridades comemorando a inauguração do SAA

Foto: Diego Gurgel/Secom Governo do Acre

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), juntamente com o Governo do Estado do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), entregou nesta última quinta-feira (14/10), uma obra de melhoria do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Acrelândia. O objetivo da ação foi ampliar a capacidade de tratamento e cobertura de água tratada para a população e deixar o SAA em funcionamento 24 horas.

Participaram da cerimônia de inauguração, o superintendente estadual da Funasa no Acre (Suest/AC), José Ronaldo Craveiro, o governador do Acre, Gladson Cameli, a diretora-presidente e o diretor-administrativo do Depasa, Waleska Bezerra e Jairo Cassiano, o prefeito de Acrelândia, Olavo Resende, e o deputado federal Alan Rick.

Executado com recursos de R$ 4,3 milhões e viabilizado pelo Termo de Compromisso do Programa de Aceleração do Crescimento (TC/PAC) nº 254/12, o SAA - que possui pouco mais de 1,3 mil ligações na zona urbana e outras 230 ligações na vila anexa - atenderá, diretamente, mais oito mil habitantes da área urbana, correspondendo a 89,4% de cobertura.

Com as melhorias, o sistema, que funcionará 24 horas por dia, passa a contar com a instalação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) metálica; um novo reservatório para acumulação de água; 2,1 km de captação e adução de água bruta; montagem hidráulica; reservatório semienterrado de 550m² e urbanização da ETA, incluindo a nova casa de química. Além disso, o SAA ainda possui 22 km de rede de distribuição de água tratada e capacidade de tratamento de 15 litros de água por segundo.

Para Ronaldo, os upgrades da obra trarão mais a qualidade de vida aos moradores e poderá atender ainda mais pessoas do que o antigo. "O novo sistema é de fundamental importância para ampliação da capacidade de abastecimento de água de Acrelândia. Nós, da Funasa, nos alegramos em participar de momentos como esses, que são capazes de mudar a realidade das pessoas", disse.