Voltar

Funasa entrega projeto de SAA ao município de Iguaracy/PE

Funasa entrega projeto de SAA ao município de Iguaracy/PE

Projeto básico atenderá 12 localidades e fomentará o abastecimento de água em comunidades vulneráveis
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qua, 08 Jun 2022 18:17:09 -0300

Última modificação: Qua, 08 Jun 2022 18:17:56 -0300

Representantes da Funasa e da prefeitura municipal na entrega do projeto

Foto: Suest-PE/Funasa

No último dia 31/5, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa em Pernambuco (Suest/PE), realizou a entrega de um projeto básico para construção do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) do município de Iguaracy. No encontro, estiveram presentes a superintendente estadual da Funasa substituta, Helena Lira, o prefeito municipal, Francisco Filho, entre outras autoridades e técnicos para formalizar a conclusão do documento.

O projeto, que contará com um investimento de quase R$ 5 milhões, foi dimensionado para um horizonte de 20 anos e atenderá uma população estimada em 3,1 mil habitantes. Composto por três adutoras, o sistema irá transportar água de seu Reservatório Elevado até outro Reservatório Elevado já existente no distrito de Jabitacá, contemplando 137 ligações domiciliares.

Para Helena, o apoio da fundação atende as necessidades do município para o desenvolvimento das ações necessárias, contribuindo, diretamente, no atendimento à população mais vulnerável. "Esse projeto de abastecimento supre a dificuldade técnica e orçamentaria do município para contratação e execução de bons projetos. Com este apoio da Funasa, a realização dessa obra de saneamento se tornou realidade", explicou.

De acordo com o Francisco, a cidade enfrenta diversas dificuldades, com moradores ainda vivendo em casas de taipa e dependência de carro pipa para acesso à água. "Agradeço a Funasa pelo empenho em elaborar o projeto e fazer as tratativas necessárias com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Esse é um passo muito importante para a busca de recursos e a realização do sonho das comunidades", destacou.

Além de Jabitacá, o projeto também atenderá as localidades de Picos, Tapuio, Desterro, Volta, Perreiros, Exú, Cabrita, Vazia, Carnaubinha, Tamanduá e Carro Quebrado.