Voltar

Funasa entrega SALTA-z e PMSB para Presidente Médici, em Rondônia

Funasa entrega SALTA-z e PMSB para Presidente Médici, em Rondônia

Além de receber a segunda instalação da SALTA-z, Presidente Médici iniciará ações planejadas no plano municipal elaborado entre a Funasa e prefeitura
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sex, 20 Ago 2021 15:56:01 -0300

Última modificação: Sex, 20 Ago 2021 15:59:16 -0300

Representante da prefeitura bebendo água após a entrega

Foto: Prefeitura de Presidente Médici

Nos dias 10 e 11 de agosto, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa em Rondônia (Suest/RO), realizou a entrega da segunda unidade da Solução Alternativa Simplificada de Tratamento de Água com Zeólita (SALTA-z) e participou de uma audiência pública para apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), no município de Presidente Médici.

A entrega da SALTA-z ocorreu na terça-feira (10), com a presença do superintendente estadual, João Marcos de Siqueira; do chefe-substituto do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), Sirlei Gomes; do prefeito e vice, Edilson Alencar e José Carlos Pereira; e dos vereadores, professor Ailton e Bia do Assentamento.

As 30 famílias da comunidade Chico Mendes III Agrovila 8 não tinham acesso a água tratada e utilizam soluções alternativas individuais, como poços artesianos. De acordo com o técnico Sirlei, os sistemas individuais põem em risco a saúde da população pelas ocorrências de contaminação. "Essa modalidade de abastecimento é muito perigosa, pois apresenta um índice de contaminação da água por microrganismos do grupo coliformes totais e Escherichia coli-E", afirmou.

Por meio do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 002/2018, os moradores e os 100 alunos da Escola Irmã Dorothy Mãe Stang agora contam com um sistema para filtrar e desinfectar a água para consumo. A próxima unidade a ser instalada está prevista para o primeiro semestre de 2022.  

"A SALTA-z é sem dúvida um sistema que veio para contribuir muito na qualidade da água em nosso município, de forma particular na zona rural de Presidente Médici onde os dois sistemas foram instalados. Foi essa parceria entre Funasa e prefeitura que nos deu essa possibilidade", enfatiza o prefeito Edilson, satisfeito em o município ofertar água tratada para os moradores.

Apresentação do PMSB

Na quarta-feira (11), a audiência pública ocorreu na Câmara Municipal de Presidente Médici, para a introdução do PMSB e nivelamento dos pontos básicos da SALTA-z. As apresentações foram destinadas ao prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários de planejamento e de assistência social.

Concluído em julho deste ano, o PMSB é um instrumento de planejamento para os serviços de saneamento básico para a população. Após a conclusão, dá-se início as ações projetadas. O município, por meio das ações descritas no plano, deverá desenvolver o fomento para a universalização do saneamento básico.

A audiência contou com a apresentação do técnico Sirlei, instruiu sobre as funções da SALTA-z, o processo de implantação no município e a garantia de oferecer uma água de qualidade a população. "A gente orienta toda a instalação, do início ao final, até ver o funcionamento da unidade. Todas as que nós instalamos, eu sou o primeiro a tomar a água direto da torneira. Porque todos os testes que nós fizemos nas águas provenientes da SALTA-z, estão dentro dos padrões de potabilidade do Ministério da Saúde (MS)", contou.  

O superintendente João Marcos, além de pontuar acerca do PMSB, esclareceu tópicos do Marcos Legal do Saneamento. "Nós demos o primeiro passo em relação ao saneamento básico e o governo federal, através do Marco Regulatório do Saneamento Básico, começou a desenvolver com ações de saneamento básico e possibilitará a universalização da água e esgoto em todo o Brasil", ressaltou.