Voltar

Funasa lança projeto de educação em saúde ambiental para atender municípios paraibanos

Funasa lança projeto de educação em saúde ambiental para atender municípios paraibanos

Proposta tem foco na capacitação de gestores e técnicos de 14 cidades que compõem a região do Médio-Piranhas
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qua, 27 Abr 2022 17:37:49 -0300

Última modificação: Qua, 27 Abr 2022 17:41:59 -0300

Diretora do Desam discursando durante a apresentação do projeto

Foto: Prefeitura Municipal de São Bento

Na última segunda-feira (25/4), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) realizou o lançamento do "Projeto de Educação em Saúde Ambiental", no município de São Bento, para apresentar uma iniciativa que busca desenvolver ações educativas para formação em saúde ambiental da população e gestores e técnicos das cidades que compõem o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Médio-Piranhas (Codemp). Na ocasião, estiveram presentes o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a diretora do Departamento de Saúde Ambiental (Desam) da Funasa, Deborah Roberto, a coordenadora de Educação em Saúde Ambiental, Roberta Barros, e outras autoridades.

Durante o encontro, os participantes puderam debater sobre a importância da disseminação da educação em saúde ambiental para população, além de compreender a relevância de técnicos e gestores se integrarem sobre o assunto.

De acordo com Deborah, o auxílio da Funasa aos municípios que compõem o Codemp ajudará no desenvolvimento da região e proporcionarão mais qualidade de vida a população atendida. "Os benefícios desse projeto serão vistos a longo prazo. No entanto, eles serão de extrema importância para os municípios que fazem parte desse consórcio", disse.

Outro destaque do evento foi a assinatura de uma ordem de serviço no valor de, aproximadamente, R$ 3,5 milhões, que será repassado pela Funasa aos municípios consorciados. A verba será destinada ao Codemp para desenvolver estratégias e a capacidade de multiplicadores de boas práticas de saúde por meio de formação e de ações preventivas, sensibilizando as comunidades sobre a importância das ações voltadas a sustentabilidade ambiental.

Segundo o presidente do consórcio, Jarques Lúcio, a ação da instituição representa um grande avanço para região, pois reúne diversos fatores importantes para a garantia da saúde pública. "A partir disso vamos as cidades do Médio-Piranhas levar essas ações educativas que vão se transformar em políticas e gestão de meio ambiente. Isso é um grande ponta pé para uma revolução, onde saúde, educação e meio ambiente se juntam na gestão pública", explicou.

Além desta ordem de serviço, resta ainda outro termo de referência que será licitado para complementar as ações que serão realizadas.