Voltar

Funasa leva água de qualidade à Barão de Melgaço, em MT

Funasa leva água de qualidade à Barão de Melgaço, em MT

Visita realizada no começo do mês ressaltou a importância do consumo de água tratada adequadamente
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qui, 15 Jul 2021 15:49:12 -0300

Última modificação: Qui, 15 Jul 2021 15:49:12 -0300

Junta técnica visitou a comunidade da Piúva de barco

Foto: Suest/MT

No dia 1º de julho, os representantes da Fundação Nacional de Saúde, por meio da Superintendência Estadual da Funasa em Mato Grosso (Suest/MT), Daniella Pinto, chefe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam); Cícero José de Souza, laboratorista; e Francisca de Oliveira, colaboradora da Seção de Educação em Saúde Ambiental (Saduc); participaram de uma reunião para os alinhamentos estratégico e operacional com gestores do município de Barão de Melgaço, no pantanal mato-grossense e discutiram ações de abastecimento de água da cidade.

No encontro, entre os servidores da Funasa, o técnico da Secretaria de Obras, Jamil Taques e o vereador Binho Taques, foi discutido a importância do monitoramento da qualidade da água onde as unidades da Solução Alternativa Simplificada de Tratamento de Água com Zeólita (SALTA-z) já estão instaladas. Em seguida, a junta técnica foi à comunidade ribeirinha de Piúva, no pantanal mato-grossense, com o objetivo de promover o uso da água tratada para a população local.

A unidade de Piúva está cadastrada no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Siságua) e está sendo monitorada por meio de dados para controle e vigilância da qualidade da água, seguindo os padrões de potabilidade aceitáveis pela legislação brasileira.

Para Joacir, morador responsável por operar a solução da comunidade, o benefício ofertado pela água tratada melhora a qualidade de vida e a saúde dos moradores e não precisam mais se preocupar com doenças de veiculação hídrica. "Um pouco antes da pandemia, tivemos uma festa de Santo na comunidade e água não faltou. Agora, aqui a água é certa. Só quero treinar mais operadores para quando eu não estiver aqui e o sistema continuar funcionando direito", relatou com alegria.