Voltar

Funasa participa da Caravana Federativa da SRI/PR em Tocantins

Funasa participa da Caravana Federativa da SRI/PR em Tocantins

Por Coordenação de Comunicação Social e Cerimonial

Publicação: Sex, 10 Nov 2023 19:37:29 -0300

Última modificação: Sex, 10 Nov 2023 22:29:36 -0300

Servidores da Suest-TO/Funasa participam da Caravana Federativa Tocantins prestando informações sobre programas e ações institucionais (Foto: João Batista - Suest-TO/Funasa).

 

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) esteve presente, por meio de sua Superintendência Estadual em Tocantins (Suest-TO), na quarta edição da Caravana Federativa, evento promovido pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República (PR). O objetivo do encontro foi proporcionar um ambiente único para fortalecer a cooperação entre os governos federal, estadual e municipal, onde prefeitos e outros gestores puderam ter acesso direto a ministérios e autarquias, que ofereceram atendimento personalizado aos participantes, nos dias 09 e 10, esclarecendo dúvidas, resolvendo pendências possíveis e prestando informações sobre os programas, ações e serviços prestados pelo governo federal.

Durante os trabalhos, que ocorreram no Colégio Senador Luiz Maya, em Palmas (TO), foram realizados, aproximadamente, 2000 atendimentos, com público estimado de 109 prefeitos(as), 308 Secretários(as) e demais autoridades, onde estes foram atendidos por representantes de 33 ministérios participantes, além de 4 autarquias (Funasa, FNDE, Incra e INSS), 3 empresas públicas (Correios, Energisa e Serpro) e 3 bancos públicos (BNDES, Caixa e Banco do Brasil). Os técnicos da Funasa, por sua vez, atuaram no estande compartilhado do Ministério da Saúde, realizando atendimentos diretos a, pelo menos, 13 dos 109 municípios participantes, onde foram prestadas informações sobre a situação atual de contratos e convênios da Fundação no estado, relativos à programas e ações institucionais.

Para o secretário municipal de planejamento do município de São Valério do Tocantins, Paulo Felix, as orientações técnicas da Funasa sobre o repasse de recursos do governo federal para ações de saneamento e saúde ambiental, prestadas de forma descentralizada, foram muito importantes. Segundo ele, "a superintendência fez um link do governo com os municípios de forma direta, o que favorece a execução das ações firmadas".

A diretora de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Tocantins, Herliete Gadoti, também enfatizou a importância da proximidade entre os ministérios e os gestores municipais, ao passo em que destacou o trabalho dos técnicos da Funasa e aproveitou o ensejo para agradecer pelas ações pactuadas e realizadas conjuntamente, em anos anteriores.

Já o superintendente estadual substituto da Funasa em Tocantins, Alquimar Sousa, enfatizou que o evento foi de suma importância para fortalecer os laços de parceria da Fundação com outros órgãos e gestores municipais, com vistas ao desenvolvimento das ações pactuadas. Ele representou a Presidência da Funasa no evento, junto às autoridades, tais como o secretário especial de assuntos federativos da SRI, André Ceciliano, e o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que participou do encerramento do encontro.

O presidente interino da Funasa, Alexandre Motta, ressaltou a importância da participação da Fundação na Caravana Federativa, principalmente neste momento de reestruturação e de retomada da capacidade operacional do órgão. "Estamos procurando esclarecer os gestores e a sociedade civil sobre o andamento das ações da Funasa, sobretudo, neste momento da reestruturação pela qual estamos passando, num processo de recomposição de quadros, logística e orçamento, em parceria com o governo federal. E poder participar de acontecimentos como este, para esclarecer a situação dos serviços prestados, em conjunto com os demais ministérios e órgãos federais, é uma excelente oportunidade para demonstrar que a Funasa está de volta e trabalhando", disse.

A Caravana Federativa é um evento que já ocorreu em outras três edições. Salvador (BA) foi a primeira cidade a receber a iniciativa. Em seguida, o evento ocorreu no Rio de Janeiro (RJ) e, por último, em Porto Alegre (RS). Além desta quarta edição que ocorreu em Palmas (TO), ainda estão previstas as Caravanas no Maranhão, dias 23 e 24 de novembro, e no Ceará, dias 7 e 8 de dezembro.