Voltar

Funasa participa da Caravana Federativa Maranhão

Funasa participa da Caravana Federativa Maranhão

Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sex, 24 Nov 2023 17:41:20 -0300

Última modificação: Sáb, 25 Nov 2023 14:43:02 -0300

Servidores da Suest-MA/Funasa participam da Caravana Federativa Maranhão, prestando informações sobre programas e ações institucionais (Foto: Suest-MA/Funasa).

 

Terminou hoje (24), em seu segundo e último dia, a 5ª edição da Caravana Federativa, ação promovida pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República (PR) que busca aproximar a União dos entes municipais, com o objetivo atender às demandas destes, ampliando o acesso dos gestores aos serviços oferecidos pelo Governo Federal. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual no Maranhão (Suest-MA/Funasa), marcou presença no evento, buscando esclarecer dúvidas, prestar informações e resolver pendências sobre os seus programas, ações e serviços institucionais. O encontro ocorreu no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), na capital São Luís, nos dias 23 e 24, e contou com a participação efetiva de vários prefeitos e demais autoridades, tais como parlamentares estaduais, federais e ministros de Estado, além do governador do Maranhão. 

A Suest-MA/Funasa realizou atendimentos diretos à, pelo menos, 30 municípios participantes, onde assessorou diretamente prefeitos, secretários e assessores municipais, além de vereadores, dentre outros, prestando informações sobre a situação atual de contratos e convênios da Fundação no Maranhão, relativos à programas e ações para municípios de até 50 mil habitantes, além de áreas rurais, inclusive comunidades tradicionais (quilombolas, extrativistas e ribeirinhos, dentre outras). No geral, foram realizados mais de 2600 atendimentos por todos os órgãos participantes da Caravana que teve público estimado de 178 prefeituras representadas e 411 Secretários(as) atendidos(as), dentre outras autoridades.

Para o prefeito do município de São Luiz Gonzaga, Francisco Pedreira, a iniciativa foi importante. "É maravilhoso. Primeiro, porque a gente economiza a passagem para Brasília e, segundo, pela possibilidade de a gente estar em todos os ministérios, autarquias e órgãos do Governo Federal, para estar se atualizando sobre os projetos que a gente tem e o quê o município está fazendo com esses órgãos. Para mim, é importante. Para a minha cidade, a Funasa é muito importante, pois ajudou bastante nos últimos anos", disse Pedreira.

Já para o vice-prefeito do município de Colinas, João Haroldo, a Caravana Federativa foi um sucesso, invertendo a lógica tradicional de resolução de problemas junto à União. Segundo ele, é uma inovação o Governo Federal ir até a capital do Maranhão para atender os municípios, tirar dúvidas e ver o andamento de projetos. "É o Governo Federal dando atenção aos municípios, tentando resolver os problemas que, a gente sabe, são muitos. Tem muitas ações que, às vezes, o município não conhece e termina não vindo atrás, não dando andamento. Então, eu estou achando muito bom isso daqui. O Estado, a União vindo até os municípios para atender, para resolver os problemas", disse.


Prefeito de São Luiz Gonzaga, Francisco Pedreira (dir.) e vice-prefeito de Colinas, João Haroldo (esq.) são atendidos no estande da Funasa. (Foto: Suest-MA/Funasa).

A superintendente estadual substituta da Funasa no Maranhão, Maria Inocência, enfatizou que a participação no evento foi de suma importância, considerando-se o cenário de retorno em que a Fundação se encontra, uma vez que está em processo de reestruturação, após a caducidade da Medida Provisória nº 1.156/2023, decorrente da decisão do Congresso Nacional de não extinguir o órgão. "O retorno da Funasa e o andamento de suas ações, objetivando cumprir a proposta de sua missão, teve participação relevante neste evento. É um momento de grande importância para se fortalecer as parcerias com outros segmentos nos mais diversos níveis da sociedade", disse. Inocência coordenou os trabalhos da Suest-MA na ocasião e representou a Presidência da Funasa junto às autoridades, os quais prestigiaram o estande da Funasa, compartilhado do Ministério da Saúde, a exemplo do Secretário Especial de Assuntos Federativos da SRI/PR, André Ceciliano, do Ministro de Estado da Justiça, Flávio Dino, e do Governador do Maranhão, Carlos Brandão.

 

Secretário Especial de Assuntos Federativos da SRI/PR, André Ceciliano, ao lado da superintendente Maria Inonência, em visita ao estande da Funasa. (Foto: Suest-MA/Funasa).

 

Ministro da Justiça, Flávio Dino, visita estande da Funasa. (Foto: Suest-MA/Funasa).

 

Governador do Maranhão, Carlos Brandão, visita estande da Funasa e concede entrevista coletiva no local. (Foto: Suest-MA/Funasa).

 

A Caravana Federativa é um evento que já ocorreu em outras quatro edições. Salvador (BA) foi a primeira cidade a receber a iniciativa. Em seguida, o evento ocorreu no Rio de Janeiro (RJ), em Porto Alegre (RS) e em Palmas (TO). Além desta quinta edição na capital maranhense, ainda está prevista uma última este ano no Caravana Ceará, nos dias 7 e 8 de dezembro.

(Clique na foto abaixo e veja a galeria de imagens da Funasa no evento)Caravana Federativa Maranhão