Voltar

Funasa participa de capacitação sobre gestão de resíduos sólidos no Amazonas

Funasa participa de capacitação sobre gestão de resíduos sólidos no Amazonas

Vigésima edição do Fórum Permanente das Secretarias Municipais de Meio Ambiente teve como tema a gestão de resíduos no estado
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 19 Out 2021 15:22:54 -0300

Última modificação: Ter, 19 Out 2021 15:38:30 -0300

Membros das Secretárias de Meio Ambiente durante a 20ª edição do Fopes

Foto: Suest/AM

Foi realizada, no dia 4/10, a abertura da 20ª edição do Fórum Permanente das Secretarias Municipais do Meio Ambiente do Amazonas (Fopes), direcionado aos secretários de meio ambiente de 52 municípios do estado. O evento, que teve como objetivo debater sobre a gestão adequada de resíduos sólidos, contou com a participação dos representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Wenderson Monteiro, superintendente estadual da Funasa no Amazonas (Suest/AM), e do engenheiro, Rainier Azevedo, que ministrou uma das apresentações do dia.

Durante o workshop, Rainier ensinou aos participantes sobre como cadastrar projetos de manejo de resíduos sólidos e candidatá-los em editais abertos pela fundação, para o recebimento de verbas. O servidor deu ênfase na Portaria Funasa nº 4.013/2021, que estabelece critérios para aplicação de recursos orçamentários e financeiros em municípios como proponentes para o programa de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Além disso, também abordou vários aspectos do Edital de chamamento público n º 01/2021, voltado a seleção de propostas de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis.

De acordo com Rainier, outro assunto destacado na palestra foi a relevância do planejamento dos municípios no eixo de resíduos sólidos no saneamento básico. "Reforçamos a ideia de que é necessário um Plano de Gestão Integrada de Resíduos, que, juntamente com os dados constantes do Sistema Nacional de Informações sobre o saneamento, são peças importantes para o financiamento das ações da Funasa nesse segmento", explicou.

Ao final do encontro, o superintendente aproveitou a ocasião para tirar as dúvidas dos secretários, destacando a atuação da instituição e o fomento das ações de saneamento e saúde ambiental no estado.

Também participaram do evento os representantes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e do Controle Externo Ambiental, do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM).