Voltar

Funasa participa de celebração do Dia da Consciência Negra em Quilombo no Mato Grosso

Funasa participa de celebração do Dia da Consciência Negra em Quilombo no Mato Grosso

Comunidade Quilombola Nossa Senhora do Chumbo fez questão de convidar a Funasa para celebração
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 07 Dez 2021 18:01:01 -0300

Última modificação: Ter, 07 Dez 2021 18:07:00 -0300

Participantes do evento durante apresentação na comunidade Quilombola Nossa Senhora do Chumbo

Foto: Suest/MT

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio de sua Superintendência Estadual no Mato Grosso (Suest/MT), marcou presença na celebração do Dia da Consciência Negra, comemorada no último dia 20/11, na Comunidade Quilombola Nossa Senhora do Chumbo, no distrito de Poconé (MT). A programação incluiu uma roda de conversa, danças tradicionais, pinturas faciais e almoço pantaneiro.

O evento contou com a participação de autoridades locais, parlamentares, movimentos sociais, coletivos de movimento afro-brasileiro e educadores da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Também participaram representantes da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), da comunidade centenária e de demais quilombos da região. Na ocasião, a Funasa foi representada pela chefe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) da Suest/MT, Daniella Campos.

A celebração foi marcada por reflexões, conscientização e busca por espaço e visibilidade. Para os líderes quilombolas, como o senhor Teófilo, um dos organizadores do evento, José Atanázio, morador mais idoso, e Tia Gonça, pioneira e fundadora do centro comunitário do Quilombo, a mensagem mais evidente foi a da união dos povos remanescentes de quilombos em busca de mais qualidade de vida e melhorias, principalmente para educação e saúde.

Para Daniella Campos, o convite para participar do evento foi recebido com muita alegria. "Para nós, que atuamos na área Saúde Ambiental da Funasa aqui na Suest/MT, é uma grande satisfação nos reconectarmos com as comunidades quilombolas. Por isso, fizemos questão de aceitar o convite para participar dessa celebração na comunidade", disse.

A ocasião também serviu para apresentar as ações da Funasa às comunidades quilombolas. "Colocamos a Carta de Serviço da Funasa à disposição das comunidades, para que a gente comece a conversar e analisar quais propostas e quais projetos seriam possíveis para atuarmos em parceria, tanto com as comunidades como com outras instituições que lá atuam também", ressaltou a chefe do Sesam.

Importante e histórica, assim é reconhecida a Funasa na comunidade quilombola

O senhor Teófilo fez questão de frisar o essencial trabalho que a Funasa realiza na comunidade há mais de 20 anos, em especial na área de perfuração, manutenção e monitoramento da qualidade da água dos poços das localidades.

"Convidamos a Funasa justamente para nos reconectarmos com essa importante e histórica instituição tão dedicada aos interesses sociais das comunidades tradicionais. A Funasa jamais poderia ficar de fora de um dia como este para nosso povo, é parte da nossa história e para sempre vamos receber a Funasa com toda a honra", finalizou Teófilo.