Voltar

Funasa participa de congresso internacional sobre engenharia sanitária e ambiental

Funasa participa de congresso internacional sobre engenharia sanitária e ambiental

Na República Dominicana, servidores palestraram palestrantes e falam sobre saneamento rural
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 05 Dez 2022 18:23:01 -0300

Última modificação: Ter, 06 Dez 2022 10:12:15 -0300

Superintendente da Funasa (2º da esq. para dir.) e demais participantes do congresso no evento

Foto: Suest-SP/Funasa

Entre os dias 13 e 17/11, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) participou do XXXVIII Congresso Interamericano Ingeneria Sanitária y Ambiental, promovido pela Associación de Ingeneria Sanitária y Ambiental (AIDIS) - Associação de Engenharia Sanitária e Ambiental -, em Punta Cana, na República Dominicana. No evento, que trouxe apresentações voltadas ao saneamento e a saúde ambiental, a Funasa foi representada por seu superintendente estadual em São Paulo (Suest/SP), Ronaldo Camargo, e pelo engenheiro, Adam Pinto, que buscaram expor as inovações feitas pela instituição no tema.

Durante a reunião, as exposições giraram entorno dos assuntos "Desafios para Gestão Ambiental pós pandemia e mudança climática" e, para iniciar seus trabalhos, as primeiras palestras foram conduzidas pelo superintendente estadual da Funasa, que abordou os tópicos: "Funasa e o saneamento rural no contexto das mudanças climáticas" e "Ações estruturais e estruturantes da Funasa para alcance da universalização proposta pelo Marco Regulatório do Saneamento".

Em sua explanação, o gestor da Suest/SP perpassou o Marco Legal do Saneamento e sua relação com a missão da instituição, fazendo as ligações com o Programa Nacional de Saneamento Rural (PSNR). "Dentro desses aspectos, a Funasa sempre deve perseguir e perceber as necessidades, não só no sentido de se reciclar, como também de se atualizar em termos de equipamentos, tecnologias e assim por diante. Então, sem dúvida nenhuma, toda relação com outros órgãos e países são extremamente frutíferas", destacou Ronaldo.

Já a segunda apresentação do órgão, ministrada pelo técnico da superintendência estadual, trouxe os aspectos internos da Funasa e destacou as atividades realizadas em municípios, as ações regionalizadas e os manuais técnicos produzidos pela instituição.

De acordo com Adam, quando o assunto é saneamento e saúde ambiental, estar presente em um evento desta magnitude ajuda a consolidar a importância da Funasa no cenário nacional e internacional. "O Congresso da AIDIS é um dos mais importantes encontros de saneamento do mundo e a Funasa, como instituição de referência nacional e internacional em saneamento e saúde ambiental, não poderia ficar de fora. Então foi fundamental estar presente para compartilhar nossas ações e consolidar a atuação do órgão, sobretudo junto às populações mais vulneráveis", ressaltou.