Voltar

Funasa participa de encontro de III Encontro de Extensionistas Sociais de Rondônia

Funasa participa de encontro de III Encontro de Extensionistas Sociais de Rondônia

Saúde da família rural e saneamento básico foram temas do encontro que promoveu ações de educação e promoção de políticas públicas para extensionistas sociais
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 19 Out 2021 14:00:40 -0300

Última modificação: Ter, 19 Out 2021 15:37:08 -0300

Sirlei Lima representando a Funasa no Encontro de Extensionistas Sociais

Foto: Suest/RO

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa em Rondônia (Suest/RO), participou do III Encontro de Extensionistas Sociais de Rondônia, realizado entre os dias 5 e 8 de outubro. O evento, que contou com 110 profissionais atuantes no estado, foi organizado pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO) e teve como objetivo promover ações de educação social e promoção das políticas públicas na saúde da família rural e no saneamento básico.

Durante o encontro, a Funasa foi representada pelo chefe-substituto do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), Sirlei Lima, que apresentou a Solução Alternativa Simplificada de Tratamento de Água com Zeólita (SALTA-z) e demonstrou o funcionamento do sistema por meio de uma maquete, demonstrando as etapas do tratamento da água, da captação até a disponibilização da água tratada para comunidade.

Em sua exposição, o servidor também falou sobre as fontes de água para consumo humano, modalidades de tratamento de água, análises de água, doenças de veiculação hídrica e métodos de prevenção.

Para Sirlei, a temática do evento foi importante para levar o conhecimento e mostrar a necessidade de melhorar a qualidade da água no meio rural. "Apresentamos o projeto SALTA-z como uma solução viável para atender a população com água tratada, pois os pequenos agricultores normalmente utilizam poços rases e fossas, no qual as análises indicam uma contaminação muito alta. Além disso, também fizemos a distribuição de kits com cinco frascos de hipoclorito. Esperamos que essas informações se multipliquem no campo de forma correta e adequada", destacou.

O que é o Encontro de Extensionistas Sociais

O encontro faz parte do Convênio (CV) nº 861413-17, celebrado entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH) e a Emater, que trata do projeto "O que te move", sobre a formação e o empoderamento feminino, e tem como objetivo promover ações de educação para extensionistas sociais para desenvolver estima, autonomia e independência social, emocional e econômica de mulheres.

O objetivo é promover a capacitação de gestores, supervisores e extensionistas sociais para contribuir com a qualificação de sua atuação nos processos de planejamento, de execução, de monitoramento, de avaliação do controle social e de políticas públicas por meio de ferramentas de gestão, buscando a equidade da família rural.

Atualmente, há necessidade de capacitação e formação continuada em gestão e organização; empreendedorismo rural; relações humanas; boas práticas de fabricação; marketing e técnicas de comercialização é um método de explorar; valorizar e multiplicar a potencialidade feminina no campo; e na floresta e nas águas.