Voltar

Funasa participa de evento voltado ao público rural

Funasa participa de evento voltado ao público rural

Rondônia Rural Show durou seis dias e contou com apresentações de técnicos da fundação sobre saneamento e saúde ambiental em áreas rurais
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qui, 02 Jun 2022 12:46:12 -0300

Última modificação: Qui, 02 Jun 2022 15:02:26 -0300

Técnicos no stand da Funasa durante o evento

Foto: Suest-RO/Funasa

Durante a última semana, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) participou da 9ª edição do "Rondônia Rural Show" para realizar apresentações com o tema "Saneamento e Saúde Pública". No evento, estiveram presentes o superintendente estadual da Funasa em Rondônia (Suest/RO), João Marcos de Siqueira, o chefe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), Sirlei Gomes, e diversos técnicos da entidade, que expuseram ao público as ações e atividades desenvolvidas pela instituição.

A ocasião reuniu gestores, empresários e a sociedade em geral para debater e expor temas voltados à área rural do estado. Os membros da fundação realizaram, ainda, palestras e oficinas sobre saneamento e saúde ambiental, além de apresentar a Solução Alternativa Simplificada de Tratamento de Água com Zeólita (SALTA-z) e a Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água (UMCQA).

Para João Marcos, participar de um grande evento, como o Rondônia Rural Show, é uma boa oportunidade para mostrar ao público o papel e a importância da fundação para o país. "A Funasa é uma figura importante não só em nosso estado, mas sim em todo o Brasil. Por isso, gostaria de agradecer a todos que estão empenhados em realizar ações de saneamento e saúde ambiental, contribuindo para melhoria da qualidade de vida da população", disse.

Stand da Funasa

No encontro, a Funasa teve a possibilidade de montar um stand para ministrar palestras sobre diversos assuntos voltados a sua atuação. Dentre os temas abordados, os principais foram a gestão e coleta de resíduos sólidos; o abastecimento, vigilância e controle da qualidade da água; os investimentos da Funasa no saneamento em Rondônia nos últimos 20 anos; a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB); dentre outros.

De acordo Sirlei Gomes, o evento proporcionou uma grande interação junto ao público alvo do órgão, fortalecendo a atuação nas áreas mais necessitadas. "Haviam nos convidado para a edição de 2020, mas não foi possível, por causa da pandemia. Agora, em 2022, comparecemos ao Rondônia Rural Show pela primeira vez e tivemos uma recepção muito boa por parte do público alvo. Toda a equipe avaliou o evento como algo muito importante e proveitoso, que deu uma boa visibilidade à instituição. Tivemos um sucesso total", explicou.

O que é o Rondônia Rural Show

Com seis dias de duração, o Rondônia Rural Show é uma feira de tecnologia e oportunidades, realizada anualmente, voltada ao agronegócio do estado. Considerada como o maior evento da categoria na região norte do país, a ocasião reúne mais de 230 mil pessoas e movimenta cerca de R$ 2,8 bilhões em negócios.