Voltar

Funasa participa do Brazil Water Week, da ABES

Funasa participa do Brazil Water Week, da ABES

Fundação é patrocinadora master do evento que acontecerá na plataforma do BWW 2022 e pelo YouTube. Serão cinco dias com troca de experiências e conhecimento entre entes do setor de saneamento
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 23 Mai 2022 11:06:03 -0300

Última modificação: Seg, 23 Mai 2022 12:59:42 -0300

Presidente Miguel Marques em seu discurso na abertura do BWW 2022

Foto: Divulgação/BWW2022/ABES

Contribuir para a discussão dos usos da água, da economia circular, do meio ambiente e das mudanças climáticas, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e em todo o mundo, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU: ODS 6 - Água e Esgoto para todos até 2030 e nas metas do novo Marco Regulatório do Saneamento brasileiro. Este é o objetivo da terceira edição do Brazil Water Week (BWW 2022), realizado totalmente on-line nesta segunda-feira (23/5), pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES. São esperadas duas mil pessoas entre profissionais, especialistas, comunidade acadêmica, associações técnicas e empresas do Brasil e de outros países. O tema desta edição é Água, saneamento e meio ambiente.

Na abertura, que começou às 9h30, o presidente Miguel Marques fez seu pronunciamento e falou sobre a importância do elogiou o Brazil Water Week, sobre a discussão sobre Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026/2020, além da atuação da Funasa. "O Brazil Water Week é um fórum internacional para discussão de questões relativas ao uso da água e ao saneamento básico e a Funasa não poderia ficar fora desse momento. Com a mudança na legislação que regulamenta o setor de saneamento, ocorrida em 2020, este ambiente é mais que oportuno para as discussões do novo marco legal. Vale lembrar que quando falamos sobre saneamento, lembramos dos quatros eixos de atuação no Brasil: abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem. a fundação executa ações nestes quatros eixos, além de atuar em ações de saúde ambiental. A Funasa se reconhece como principal órgão do Governo Federal a contribuir para a universalização do saneamento em quase 90% dos municípios brasileiros, de até 50 mil habitantes, comunidades em áreas rurais e tradicionais", disse.

Miguel Marques falou ainda sobre o Programa Saneamento Brasil Rural e a Força-tarefa das Águas, do Governo Federal e a participação efetiva da fundação. "A Funasa coordena o Programa Saneamento Brasil Rural (PSBR) que tem como meta universalizar o saneamento rural até 2038 e atender 40 milhões de pessoas que vivem nessas áreas. Só a Funasa, pela Força-tarefa das Águas, investirá R$ 490 milhões em ações de perfuração de poços e de sistemas de abastecimento de água que atenderão rapidamente 400 mil pessoas, que necessitam de água boa para o consumo. Porque quem tem sede, tem pressa", disse.

Pedro Maranhão, secretário nacional de Saneamento, da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional (SNS) também falou sobre o. "O Marco Legal do Saneamento, além de resolver o problema de saneamento no Brasil, ainda é o maior programa ambiental do mundo. Porque no mundo não há nenhum programa que vá tratar esgoto para 100 milhões de pessoas em um espaço tão curto de tempo", ressaltou.

O presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt, apresentou o evento no estúdio do BWW 2022, no Rio de Janeiro. Além do presidente da Funasa, o BWW 2022 contou com a presença de várias autoridades: Marcel Costa Sanches, secretário geral da Diretoria Nacional da ABES; Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP; Verônica Sánchez da Cruz Rios, diretora-presidente da ANA; Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico; Rodrigo Garcia, governador do Estado de São Paulo; Benedito Braga, presidente da Sabesp;  Loïc Fauchon, presidente do Conselho Mundial da Água; Esteban Leigue, presidente da AIDIS - Associação Interamericana de Engenharia sanitária e Ambiental; Jennifer Molwantwa, CEO da Water Research Commission (Comissão de Pesquisa em Água da África do Sul); e David Michaud, diretor de Água para a América Latina e Caribe do Banco Mundial.

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) é patrocinadora Master do evento virtual que acontecerá em cinco dias de evento, com 20 painéis de discussão e sessões especiais, além de programação durante os intervalos, na forma de uma transmissão contínua.

A programação está disponível em: https://brazilwaterweek.com.br/programa/

Para ver a abertura do evento, acesse o vídeo abaixo: