Voltar

Funasa pelo Brasil: encontro com parlamentares e gestores municipais é realizado em Araçatuba/SP

Funasa pelo Brasil: encontro com parlamentares e gestores municipais é realizado em Araçatuba/SP

Mais de 53 autoridades de 80 municípios paulistanos participaram do evento
Por Malu Pedrosa

Publicação: Seg, 18 Out 2021 09:37:17 -0300

Última modificação: Ter, 19 Out 2021 11:45:09 -0300

Prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (esq.), e o presidente da Funasa, Miguel Marques (dir.), se cumprimentam durante o evento realizado no UniSalesiano

Foto: Alex Tristante/Prefeitura de Araçatuba

Com o intuito de apresentar suas ações de saneamento e saúde ambiental e se aproximar dos municípios paulistas do noroeste paulista, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) realizou o evento "Funasa pelo Brasil, 1º Encontro da Funasa com Parlamentares e Prefeitos" no município de Araçatuba, em São Paulo. A reunião foi realizada na manhã da última sexta-feira (15), no Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSalesiano).

O congresso contou com a presença do presidente da Funasa, Miguel Marques; do superintendente estadual de São Paulo (Suest/SP), Ronaldo Camargo; do prefeito de Araçatuba, Dilador Borges e mais de 53 autoridades de 80 municípios.

Miguel Marques, presidente da Funasa, se disponibilizou a receber na presidência em Brasília os gestores e seus parlamentares para apresentar as ações de entregas imediatas para a população. "Estou à disposição em Brasília para atendê-los. A gente tem os caminhos que possa orientar o parlamentar para ele ter acesso ao recurso e entregar as prefeituras. Estamos implementando ações que venham desburocratizar e que o prefeito consiga fazer e entregar um trabalho que a Funasa oferta, para entregar saúde aos municípios".

Durante o evento, o chefe da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp), Adam Pinto, enfatizou sobre a fase de restruturação nacional da fundação. "Esse evento faz parte dessa restruturação de mostrar a Funasa, de agilizar os processos, de desburocratizar e de se aproximar dos municípios. Estamos sempre de portas abertas, tanto em São Paulo, quanto em Presidente Prudente, para que a gente possa entender a realidade de vocês, tanto para também apoiar em termo de gestão e operacionalização".

O superintendente Ronaldo Camargo reiterou o compromisso em dar suporte a todos os municípios paulistanos. "Agradeço a todos vocês por estarem conosco conhecendo a modernização que estamos implantando na Funasa, os atendendo mais rapidamente e com qualidade. O nosso objetivo é estar atuando nos 645 do estado de São Paulo, porém, nos 521 municípios menores, nós vamos ter muito mais possibilidade de ajudá-los dando consultoria técnica, com apoio das universidades, olhando novas tecnologias, revendo planos e fazendo diagnósticos", explicou. 

Para o prefeito municipal Dilador Borges, o evento foi uma oportunidade de buscar evolução na questão rural. "A gente sabe da importância do trabalho da Funasa, em trabalhar em conjunto com os municípios em busca de melhorias. É isso que nós precisamos. Que a gente possa abrir essa oportunidade para cuidar dessa questão rural do saneamento básico", ressaltou.

 

 

Clique na imagem abaixo e assista ao evento