Voltar

Funasa promove ação sustentável e comemora semana do meio ambiente

Funasa promove ação sustentável e comemora semana do meio ambiente

Como forma de conscientização, Paraná entrega mudas de plantas frutíferas para curitibanos
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qui, 01 Jul 2021 09:56:38 -0300

Última modificação: Sex, 02 Jul 2021 15:02:44 -0300

Mirian Cordeiro, chefe do Sesam, e equipe entregando mudas de árvores à população.

Foto: Suest/PR

Na última terça-feira (22/6), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), realizou uma ação alusiva ao dia do meio ambiente nas dependências da Superintendência Estadual no Paraná (Suest/PR) para distribuir mudas de árvores aos habitantes de Curitiba. Celebrado todos os anos no dia 5 de junho, a comemoração deste ano precisou que ser adiadas devido à situação de alto risco de alerta à COVID-19 - Bandeira Vermelha - que foram impostas na cidade de Curitiba.

Com o tema "Adote uma árvore", o evento ofereceu a população cerca de 500 mudas de árvores, adquiridas por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) de Curitiba. Entre as espécies distribuídas continham mudas de pitanga, araçá, limão, laranja, cereja, ipê e palmeira imperial.

Antonio Kureski, comerciante da capital, aproveitou a oportunidade para levar mudas para seu pomar, contribuindo também para o reflorestamento. "Estou levando mudas de árvores frutíferas que não tem na região norte do Paraná. Estou plantando e reflorestando um lugar que antigamente era pasto de gado e hoje estou transformando em um pomar", contou.

De acordo com o superintende estadual da Funasa, Adriano Breve Coral, ações de incentivo ao cuidado com o meio ambiente são extremamente importantes para a garantia da saúde do planeta. "São essas ações que trazem a participação da população. Esse engajamento é fundamental na preservação e reconstrução do meio ambiente. Enfim, é soma entre a sensibilização e a iniciativa que resultam na melhoria da saúde ambiental", disse.

O atendente de farmácia Willian Sanches também fez uma pausa no trabalho para garantir sua muda de árvore. "Acho importante ações como essa para ajudar a natureza. Se todos tivessem a consciência e se cada um tivesse pelo menos uma árvore na sua casa, nosso mundo seria bem melhor", afirmou.

Para a chefe do Sesam, Mirian Cordeiro, a ação foi um sucesso e houve grande adesão da população. Segundo ela, o objetivo foi sensibilizar os curitibanos em relação ao meio ambiente. "O Sesam tem suas ações voltadas ao cumprimento da missão institucional da Funasa, adotando medidas e executando ações de promoção a saúde ambiental. Então, o fomento à educação nesta área sempre traz o foco em ações voltadas à um olhar educativo, despertando a população à preservação e reconstrução de nosso ecossistema", explicou.