Voltar

Funasa realiza oficina voltada às ações de Educação Saúde Ambiental

Funasa realiza oficina voltada às ações de Educação Saúde Ambiental

Encontro reuniu diversas cidades para discutir temas ligados as ações da fundação e apresentar inciativas exitosa
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 11 Abr 2022 16:35:37 -0300

Última modificação: Seg, 11 Abr 2022 16:59:49 -0300

O encontro teve como objetivo nivelar os conhecimentos das legislações vigentes referentes aos convênios de fomento às ações de Educação em Saúde Ambiental

Foto: Suest/PR

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), de sua Superintendência Estadual no Paraná (Suest/PR), realizou a "VII Oficina de Fomento às Ações de Educação em Saúde Ambiental da Funasa no Paraná". O evento, que ocorreu nos dias 29 e 30/3, no auditório da Biblioteca Pública do Paraná, teve como objetivo nivelar os conhecimentos das legislações vigentes referentes aos convênios de fomento às ações de Educação em Saúde Ambiental.

Com a presença de 70 representantes municipais, o encontro também buscou agilizar as ações voltadas a educação ambiental e proporcionou melhor compreensão na execução dos projetos de Convênios (CV) com a apresentação de 13 palestras que trouxeram ao debate assuntos ligados a excelência em saúde ambiental, a utilização do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) da Funasa pelos convenentes, o "Programa de Controle de Aedes de Curitiba", dentre outros.

Na abertura do evento, o superintendente estadual da Suest/PR, Adriano Breve Coral, a coordenadora de Educação em Saúde Ambiental (Coesa), Roberta Barros, e a chefe do Serviço Sesam, Mirian Cordeiro, ressaltaram a importância da participação de todos para tornar a oficina mais produtiva e eficiente. "A escassez da água é um problema mundial muito sério. Então, qualquer recurso ou convênio, seja de esgotamento ou de saúde ambiental, se torna uma entrega de grande importância. A população precisa disso", disse Adriano durante sua saudação.

Para Roberta Barros, a iniciativa é um ponto de partida importante para interagir novamente com as cidades paranaenses após este período de pandemia. "Essa oficina é um momento ímpar, ainda mais para nós, que ficamos muito afastados nesse momento de pandemia. Essa é uma oportunidade para a gente realinhar, discutir e trocar experiências para melhorarmos nossa forma de atuar aqui no estado", explicou.

Já nas apresentações, os municípios de Guaíra e Ipiranga aproveitaram a ocasião para expor as experiências exitosas firmadas entre os municípios e a Funasa. Os projetos exibidos foram o "Recicla Guaíra" e o "Ipiranga Sustentável", compartilhando, com os demais representantes municipais, suas estratégias e resultados com a parceria da fundação.

De acordo com Fabiano Carneiro, Secretário Municipal do Meio Ambiente de Ipiranga, o projeto em Educação e Saúde Ambiental conquistou diversos prêmios ligados a gestão, sustentabilidade e saúde, além de ganhar menções honrosas e certificados de reconhecimento e excelência. "Quando a prefeitura se engaja e puxa o munícipe, vemos a diferença. Desde o início do projeto, nós não imaginávamos que iria ter essa repercussão. É um grande desafio assumir um projeto sendo de uma cidade pequena, mas é muito gratificante", contou.

Também estiveram presentes na Oficina, técnicas da Coesa, o Deputado Federal, Nelsi Coguetto Maria, e vários representantes.