Voltar

Funasa realiza primeira reunião do Projeto Estratégico territorializado de atuação governamental

Funasa realiza primeira reunião do Projeto Estratégico territorializado de atuação governamental

Novo projeto dá destaque à universalização do saneamento rural em São Paulo e poderá servir de modelo para os outros estados brasileiros
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sáb, 19 Fev 2022 12:39:29 -0300

Última modificação: Sáb, 19 Fev 2022 12:50:03 -0300

Mesa de autoridades para apresentação do projeto

Foto: Leonice Silva/Prefeitura de Capão Bonito

Foi realizada na manhã da última sexta-feira (18/2), na cidade de Capão Bonito/SP, a primeira reunião do "Projeto Estratégico territorializado de atuação governamental no estado de São Paulo". O encontro, que contou com a participação do superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em São Paulo, Ronaldo Camargo, e outras autoridades, apresentou o projeto que diagnosticará o saneamento rural nos 645 municípios paulistas.

Na ocasião, estiveram presentes representantes de 34 municípios que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema e, no decorrer dos meses, serão realizadas mais 15 reuniões junto a outras bacias do estado.

De acordo com Ronaldo, até o mês de abril serão promovidos novos encontros em cidades como Cotia, Ourinhos, Limeira, dentre outras para aproximar a instituição das regiões atendidas. "Será uma força tarefa, um time grande. São quase 100 pessoas que irão fazer esses diagnósticos e estabelecer as prioridades", salientou.

Já a apresentação da iniciativa ficou ao encargo do professor Caio Fontana, da Universidade de São Paulo (USP), que abordou a parceria entre a Funasa e a Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV) explicando a etapa de diagnóstico das prioridades de saneamento nas cidades e a disponibilização de corpo técnico para identificação das principais características de cada região. "Nós vamos visitar os municípios, levantar os problemas e construir um plano estratégico para que a Funasa possa orientar melhor os investimentos no setor de saneamento, em especial nas área rurais", explicou o educador sobre desenvolvimento de soluções para prestação de serviços nas localidades que necessitam de apoio.

O prefeito de Capão Bonito, Júlio Fernando, ressaltou a dificuldade que o município tem em relação ao saneamento básico e destacou que o projeto ajudará a promover melhorias na qualidade de vida das pessoas."Vamos levar saúde, desenvolvimento e qualidade de vida à população, principalmente às humildes, que é quem mais precisa", declarou.

Com o início do projeto, a Funasa reforça, mais uma vez, sua missão de promover a saúde pública e a inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental. Além disso, a entidade colabora diretamente para que o país alcance as metas de levar água potável à 99% da população e coleta e tratamento de esgoto à 90% do povo brasileiro, objetivos estabelecidos pelo Marco do Saneamento e que devem ser atingidos até 2033.

Apresentando a Funasa

Durante o evento, o chefe da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp), Adam Pinto, fez uma explanação para os gestores presentes sobre quem é a Funasa, quem ela pode atender e como ela poderá auxiliá-los.

Segundo o engenheiro, atualmente a instituição atua em diversos eixos, em especial no abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e educação em saúde ambiental. "Nossa principal atuação ainda está na gestão dos convênios que abrangem água, esgoto e, em alguns casos, drenagem. Recentemente começamos a desenvolver algumas ações de execução direta, um exemplo disso é a aquisição de veículos compactadores. Nós fizemos uma ata de registro de preços para obtenção de recursos e vamos comprar os caminhões para que, por meio de editais de chamamento, possamos repassá-los para os municípios", destacou.