Voltar

Funasa realiza terceira apresentação nos diálogos de SIRWASH

Funasa realiza terceira apresentação nos diálogos de SIRWASH

Palestra promoveu troca de experiências relacionadas ao papel dos municípios nos serviços de saneamento e na articulação com diferentes níveis de governo
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sex, 24 Jun 2022 18:50:51 -0300

Última modificação: Sex, 24 Jun 2022 18:52:01 -0300

Servidora da Funasa durante sua apresentação no Diálogo SIRWASH

Nesta sexta-feira (24/6), a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) realizou sua terceira participação nos painéis do evento "Diálogos SIRWASH - Examinar as políticas públicas para serviços de água, saneamento e higiene rurais sustentáveis e inovadores", que ocorreu no Peru. Na ocasião, a instituição foi representada pela analista de infraestrutura, Juliana Zancul, que abordou a elaboração e desenvolvimento do Programa de Saneamento Brasil Rural (PSBR).

Durante a reunião, a técnica da Funasa abordou sobre o papel do município nos serviços de água e saneamento e a articulação com diferentes níveis do governo. Outros aspectos tratados pela integrante da fundação foram as estratégias de ações do programa, a institucionalização do PSBR, a formalização de parcerias e a realização de fóruns gestores e executivos.

"A ideia é que os fóruns interajam entre si para garantir a gestão e a operacionalização do programa. Dessa forma, teremos a participação social e a realização de diagnósticos mais detalhados. Além disso, essa estratégia também torna possível que as entidades sejam acionadas para realização de ações", destacou Juliana sobre a importância da articulação com outros órgãos na execução do programa.

Além da Funasa, também estiveram presentes membros do Ministério da Habitação, Construção e Saneamento (MVCS), do Peru, da Diretoria Nacional de l-Eau Potable et de l-Assainissement (DINEPA), do Haití, e outras entidades.