Voltar

IV Simpósio da Cooperação Técnica Internacional da Funasa promove troca de experiências voltadas ao saneamento básico

IV Simpósio da Cooperação Técnica Internacional da Funasa promove troca de experiências voltadas ao saneamento básico

Encontro é um desdobramento de parceria entre a fundação e a OPAS que busca garantir a troca de conhecimento no âmbito da saúde ambiental e engenharia de saúde pública
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 26 Abr 2022 16:24:33 -0300

Última modificação: Ter, 26 Abr 2022 17:41:54 -0300

Presidente da Funasa discursando durante abertura do IV Simpósio da Cooperação Técnica Internacional

Foto: Daniel Ribeiro/Funasa

Na última quarta-feira (20/4), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) finalizou as apresentações do "IV Simpósio da Cooperação Técnica Internacional". O evento, que teve duração de três dias, buscou o compartilhamento de experiências em saúde ambiental e engenharia de saúde pública e contou com a presença do presidente da Funasa, Miguel Marques, da diretora-executiva, Fernanda Morais, do diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp), Marlos Andrade, do representante do Departamento de Saúde Ambiental (Desam), Marcelo Lelis, e diversas autoridades.

Os encontros são fruto do Termo de Cooperação (TC) nº 87, firmado junto à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), e trouxeram uma demonstração quali-quantitativa acerca da produção técnica no âmbito da fundação, abordando temas ligados às mecânicas de articulação institucional, a integração setorial, a participação e controle social, a entrega aos municípios, a atualização do Marco Legal do Saneamento Básico, dentre outros.

De acordo com Miguel, a Funasa vem se estruturando e planejando melhorias para garantir o bom funcionamento da instituição, além de firmar parcerias que podem alavancar o atendimento à população. "A Funasa vem instituindo parcerias com a OPAS, há mais de duas décadas, sempre buscando fortalecer estratégias e ações para o cumprimento, de forma eficaz e exitosa, de sua missão institucional. Assim que assumi a Presidência, compreendi a importância que temos no contexto internacional e no que podemos contribuir. Diante disso, fizemos inserções significativas que incluem a revisão da matriz logica do TC-87, a publicação de portarias com regras mais claras e seguras para contratação de pessoas físicas e jurídicas e o fortalecimento das ações voltado ao saneamento rural", explicou.

Na ocasião, diversos consultores da instituição realizaram apresentações sobre os produtos desenvolvidos para fundação, destacando os resultados obtidos e o passo-a-passo para execução e aplicação do material. Além disso, também foi possível assimilar o êxito no levantamento e classificação dos produtos técnicos para dinamização e aprimoramento do conteúdo que vem sendo produzido pela Funasa.

Para a coordenadora de Cooperação Técnica Internacional (Cotec), Daniela Gois, as palestras e produtos apresentados no evento subsidiarão diversas áreas de atuação da entidade, ficando disponíveis para eventuais consultas por parte dos servidores e do público em geral. "Poderemos contar com o Repositório do Conhecimento, que será possível pesquisar por tema, subtema, ano, dentre outros, e esclarecer os questionamentos abordados no simpósio. Essa é mais uma sistematização pensada, justamente, para dar a notoriedade e publicidade que sempre foi necessária", destacou.

IV Simpósio da Cooperação Técnica Internacional da Funasa