Voltar

Membros da Funasa fazem visita técnica à Israel

Membros da Funasa fazem visita técnica à Israel

Comitiva buscou conhecer novas tecnologias para otimização dos serviços de saneamento prestado pela fundação
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qui, 08 Dez 2022 19:17:33 -0300

Última modificação: Qui, 08 Dez 2022 19:24:40 -0300

Representantes da Funasa e Israel durante as visitas técnicas

Foto: Suest-SP/Funasa

Entre os dias 25/11 e 1/12, representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) participaram de uma missão técnica em Israel com o objetivo de conhecer novas tecnologias de saneamento para melhoria do atendimento prestado pela Funasa aos municípios. Na ocasião, o superintendente estadual da Funasa em São Paulo (Suest/SP), Ronaldo Camargo, e o engenheiro, Sérgio Siebra, visitaram 12 instituições israelenses para aperfeiçoar os conhecimentos e estudar possíveis equipamentos que possam atender o déficit de saneamento nas localidades contempladas pelo órgão, principalmente as de difícil acesso.

Durante as inspeções, os técnicos da Funasa puderam verificar tecnologias que proporcionariam a otimização na gestão de perdas de água, no tratamento de água e esgoto sanitário, no reuso e na dessalinização de água. Além disso, também puderam conhecer o funcionamento de empresas nacionais como: TaKaDu; EPC Ltda; ODIS; Mekorot; Hadera; The Israel Export  Institute, onde foram apresentadas várias outras empresas - Laguna Innovation; Lishtot; Rplace; CuraPipe Treasure Water; e Peres Center for Peace and Innovation.

De acordo com Sérgio Siebra, os equipamentos observados pela comitiva ajudarão a superar alguns desafios, como o déficit de cobertura em regiões mais remotas. "Nosso público alvo está situado, em sua maioria, em áreas rurais e as tecnologias que conhecemos contribuirão na implementação do saneamento nessas regiões mais isoladas. De maneira geral, as tecnologias tradicionais de logística de implementação são mais complexas e as israelenses, por serem mais compactas, e algumas até móveis, se adaptam muito bem aos nossos problemas", explicou.

Após a visita

Com o retorno da comitiva, os gestores e técnicos da Suest/SP fizeram uma reunião com toda a equipe envolvida para iniciar um processo de modelagem e implementação das tecnologias mais adequadas ao Brasil. "Eu creio que a Funasa ganhará muito com essa missão, pois as tecnologias israelenses são fantásticas em todas as áreas do saneamento, desde o esgotamento sanitário até os resíduos sólidos. Nós consolidaremos e compartilharemos todos os relatórios que fizemos com as outras Superintendências Estaduais e, também, com a Presidência, buscando, assim, renovar nosso arsenal e a qualidade dos serviços prestados à população", disse o superintendente da Funasa, Ronaldo Camargo.

Membros da Funasa fazem visita técnica à Israel