Voltar

No Ceará, Funasa participa da 6ª Caravana Federativa do Governo Federal

No Ceará, Funasa participa da 6ª Caravana Federativa do Governo Federal

Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sex, 08 Dez 2023 19:12:54 -0300

Última modificação: Seg, 11 Dez 2023 19:56:40 -0300

Estande da Superintendência Estadual da Funasa no Ceará recebe visitantes durante a Caravana Federativa Ceará (Foto: Kaio Costa - Suest-CE/Funasa).

 

Na tarde da última sexta-feira (8), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) encerrou sua participação na 6ª edição da Caravana Federativa, evento promovido pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República (PR), que desta vez aconteceu em Fortaleza (CE). Durante dois dias, gestores municipais puderam contar com atendimento personalizado no Centro de Eventos do Ceará, mediante a cooperação entre União, estado e municípios, com vistas à ampliar o acesso aos serviços oferecidos pelo Governo Federal. A Fundação esteve presente oferecendo atendimento presencial aos participantes, por meio de servidores da Superintendência Estadual da Funasa no Ceará (Suest-CE/Funasa), os quais esclareceram dúvidas e prestaram informações sobre contratos e instrumentos de repasse da entidade no Ceará, tais como convênios, termos de compromisso, termos de fomento, etc. 

O presidente interino da Funasa, Alexandre Motta, participou pessoalmente do encontro, atendendo ao convite da SRI e prestigiando o trabalho da instituição, onde foi recebido no estande da Suest-CE pelo superintendente estadual substituto, Aureolino da Fonseca, juntamente com os colegas servidores e colaboradores da unidade descentralizada. O dirigente também participou da cerimônia de abertura do evento, junto à outras autoridades governamentais, tais como o secretário especial de assuntos federativos da SRI, André Ceciliano, e o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. O presidente interino expressou sua grande alegria na participação da Funasa em um evento tão exitoso. "É verdade que nós já havíamos participado das edições de Tocantins e Maranhão. Mas aqui no Ceará, sem desmerecer as anteriores atividades, vários indicadores foram batidos, especialmente o de inscrições. Para a Fundação, neste momento de reconstrução, atuar em eventos de tal porte e que restabeleçam nossa presença no espaço do saneamento público, é vital. A Funasa retomou seus trabalhos em prol da melhora da qualidade de vida das pessoas e isso tem de ser bem explicitado", disse Motta.

 

Palco principal da cerimônia de abertura do Caravana Federativa Ceará (Foto: Banco do Nordeste - divulgação)

 

Já para o superintendente substituto, Aureolino da Fonseca, foi uma alegria muito grande recepcionar o presidente da Funasa, tanto no estande do evento, quanto em visita à sede da unidade descentralizada no Ceará. Ele ressaltou, ainda, a importância da participação do presidente no encontro, dado o cenário de retorno da Fundação. "É uma oportunidade ímpar, neste momento em que a Funasa está ressurgindo, de nós mostrarmos para os nossos clientes que, em se tratando de Saúde e Saneamento, a Funasa é fundamental para promover o acesso desses serviços aos nossos conterrâneos que ainda se encontram à margem", disse Fonseca. O superintendente substituto e as servidoras Alexandra Dias e Daniela Queiroz também receberam no estande da Funasa outras autoridades, a exemplo do secretário especial de assuntos federativos da SRI, André Ceciliano, que prestigiou o espaço da Fundação.

Presidente interino, Alexandre Motta (centro), é recebido pelos servidores da Suest-CE no estande da Funasa (Foto: Kaio Costa - Suest-CE/Funasa).

 

Secretário Especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano (com capacete) é recebido no estande da Funasa pelo superintendente substituto Aureolino da Fonseca e pelas servidoras Alexandra Dias (1ª à esquerda) e Daniela Queiroz (Foto: Kaio Costa - Suest-CE/Funasa). 

 

De acordo com os dados da organização, no geral foram realizados mais de 2900 atendimentos, com um número de 3205 credenciados, buscando contemplar as 184 prefeituras municipais do Ceará, onde estas foram atendidas por representantes de 34 ministérios, além de 4 autarquias (Funasa, FNDE, Codevasf e INSS), 3 empresas públicas (Correios, Enel e Serpro) e 4 bancos públicos (BNDES, Caixa, Banco do Brasil e Banco do Nordeste). 

Na ocasião, os técnicos da Funasa realizaram atendimentos diretos à, pelo menos, 32 municípios  (17,4% do total de municípios cearenses), onde foram prestadas informações sobre a situação atual de contratos e convênios da Fundação no estado, relativos à programas e ações institucionais. Dentre as principais demandas registradas, figuraram questionamentos e orientações sobre convênios; programas e acessos a recursos orçamentários e financeiros; e congratulações pelo reconhecido trabalho institucional, além do apoio ao retorno da Fundação.  

Segundo o prefeito municipal de Senador Pompeu (CE), Maurício Pinheiro, o trabalho e o ressurgimento da Funasa é de extrema importância. "Nós conseguimos alocar 15 milhões de reais, aonde nós iniciamos a universalização do sistema de abastecimento de água do município de Senador Pompeu. Hoje, sete anos depois, nós estamos com 100% da nossa população com água tratada e encanada na porta de casa, graças à essa parceria. É importantíssimo, para nós nordestinos, o retorno da Funasa às suas atividades", disse Maurício. 

O prefeito municipal de Mombaça (CE), Orlando Benevides, que também visitou o estande da Suest-CE em conjunto com o prefeito Maurício, afirmou, por sua vez, que a segurança hídrica é essencial para todos que vivem no semiárido nordestino e, para tanto, a Funasa vem sendo uma grande parceira, não só para o município de Senador Pompeu (CE), mas também para Mombaça (CE). "Mombaça já foi contemplada com algumas dezenas de milhões de reais, frutos de convênios e parcerias com a Funasa. Então, a Funasa é essencial para o suporte hídrico da nossa população, que vive numa das regiões mais secas do mundo", disse Benevides.

 

Prefeito Mombaça, Orlando Benevides (1º esquerda) e prefeito municipal de Senador Pompeu, (3º à esquerda) visitam estande da Funasa  (Foto: Kaio Costa - Suest-CE/Funasa).

 

A prefeita municipal de Itapajé (CE), Maria Gorete, por fim, já conhecedora das ações da Funasa, também externou sua opinião sobre a importância da Fundação. "O primeiro estande que eu estou visitando é o da Funasa, agradecendo ao nosso presidente Lula; ao nosso governador Elmano, pois é de suma importância o funcionamento, o retorno da nossa Funasa. Nós, que somos prefeitos de interior, é que sabemos o valor que ela tem para a nossa população tão carente, do nosso município de Itapajé", disse Gorete. 

 

Prefeita  de Itapajé (CE), Maria Gorete (2ª à esquerda), visita estande da Funasa. (Foto: Kaio Costa - Suest-CE/Funasa).

 

Esta foi a sexta e última edição da Caravana Federativa no ano de 2023 que contou com outras cinco edições anteriores, ocorridas nas cidades de Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Palmas (TO) e São Luís (MA). No entanto, a Funasa esteve presente apenas nas três últimas (TO, MA e CE), sendo convidada a participar a partir do evento ocorrido em Palmas (TO). Para 2024 estão previstas novas edições do evento.

 

(Clique na foto abaixo e veja a galeria de imagens da Funasa no evento)

Caravana Federativa Ceará

 

Saiba mais sobre as edições anteriores: