Voltar

Nove SALTA-z são instaladas em comunidades amapaenses

Nove SALTA-z são instaladas em comunidades amapaenses

Ação realizada pela Funasa, em Tartarugalzinho/AP, leva água de boa qualidade a 710 pessoas
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 23 Nov 2021 17:18:23 -0300

Última modificação: Ter, 23 Nov 2021 17:19:48 -0300

Servidores da Funasa durante capacitação na comunidade de Andiroba

Foto: Suest-AP/Funasa

Entre os dias 25 e 30 de outubro, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa no Amapá (Suest/AP), instalou uma Solução Alternativa Simplificada de Tratamento de Água com Zeólita (SALTA-z) na comunidade de Andiroba, em Tartarugalzinho/AP, possibilitando acesso a água tratada a 370 moradores.

A ação foi realizada por meio do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 001/2017, que também possubilitou a implantação de outras oito unidades no município - cinco no Rio Apurema e três Rio Araguari. Com a montagem desta última unidade todas as SALTA-z financiadas pela instituição no município foram concluídas e atendem, no total, 710 pessoas da região.

Antes da SALTA-z, a comunidade eram abastecida com água de poços rasos individuas e de um poço artesiano com rede de distribuição, porém, sem nenhum tipo de tratamento. Durante um diagnóstico feito este ano, foram identificados 99 casos de doenças diarreicas entre os moradores.

Capacitação

Além da instalação, a chefe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), Carmen Nilza; junto ao chefe da Seção de Controle da Qualidade da Água para Consumo Humano (SACQA), Júlio Cesar Ferreira; e a chefe da Seção de Educação em Saúde Ambiental (Saduc), Maria da Conceição; ministraram uma capacitação sobre a operação e sustentabilidade da solução, que contou com a participação da chefe da Vigilância em Saúde da prefeitura de Tartarugalzinho/AP, Quelma Coelho; e outros técnicos municipais.

O treinamento em Andiroba teve duração de dois dias, com carga horária de 16h. Doze pessoas participaram, dentre elas, moradores da comunidade e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. "A capacitação trás conhecimento e orienta a como ter o zelo com a SALTA-z. A comunidade tinha um alto índice de doenças com veiculação hídrica e hoje o índice de doenças diminuiu bastante", explicou Carmen.