Voltar

Perfil: Conheça Cristiane Souza Braz Costa, a nova procuradora-chefe da PFE

Perfil: Conheça Cristiane Souza Braz Costa, a nova procuradora-chefe da PFE

Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 13 Dez 2021 16:25:12 -0300

Última modificação: Seg, 13 Dez 2021 16:25:36 -0300

Nova procuradora-chefe e presidente da Funasa assinando a posse

Foto: Paulo R. Souza

Foi empossada pelo presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Miguel Marques, na última quinta-feira (9/12), a nova procuradora-chefe da Procuradoria Federal Especializada (PFE), Cristiane Braz. A atual dirigente da PFE é formada em direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializada em direito do saneamento no Instituto de Ciências Jurídico-Políticas (ICJP), da Universidade de Lisboa (ULisboa).

Durante sua jornada profissional, Braz atuou como membro da Câmara Nacional de Convênios e Instrumentos Congêneres da Corregedoria-Geral da União (CGU) e da Câmara Permanente de Convênios e Demais Ajustes Congêneres (CPCV), da Procuradoria-Geral Federal (PGF). Além disso, também trabalhou na Procuradoria Federal do IBAMA no período de 2002 a 2009 e no contencioso, no acompanhamento das ações prioritárias na Procuradoria Regional Federal da 1ª Região, entre 2010 e 2012.

Na Funasa, a procuradora iniciou sua trajetória em 2012. Em 2017, tornou-se coordenadora Coordenação Jurídica dos Instrumentos para Fomento do Saneamento Básico, onde atuou até ser nomeada como chefe da PFE.

Segundo Cristiane, após 20 anos de experiência no âmbito da Procuradoria Federal - sendo quase metade na PFE da Funasa - será gratificante atuar diretamente no assessoramento jurídico da instituição. "Ao mesmo tempo em que é muito gratificante assumir este cargo, representa um grande desafio. É fundamental a participação ativa e eficiente da PFE, com o acompanhamento mais próximo da gestão, promovendo a segurança jurídica da tão importante política pública executada pela Funasa", disse.